Pequenos passos tornam o Mundo mais verde

Um pouco por toda a Região surgem hoje iniciativas de sensibilização e de reflexão associadas ao Dia Mundial da Floresta e ao Dia Internacional das Florestas

21 Mar 2017 / 02:00 H.

Pastoreio

Conferência sobre regeneração

A Associação de Pastores das Serras de Santo António, São Roque e Arieiro, com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e da Associação de Promoção da Agricultura Biológica da Madeira, organiza uma conferência dedicada ao tema ‘Reabilitação do pastoreio e regeneração dos ecossistemas’, a 31 de Março, pelas 15 horas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail organica.madeira@gmail.com ou do telefone 291 281 631.

São Jorge

GNR promove caminhada

A Guarda Nacional Republicana realiza entre hoje e o próximo domingo, em todo o território nacional, várias ‘Caminhadas pela Floresta’, no sentido de assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. Estes eventos têm como objectivo destacar a importância da floresta e os riscos que lhe estão associados, bem como fomentar junto da população condutas de respeito pela natureza e pelo ambiente. Na Madeira, a caminhada tem hoje início, às 9h30, a partir do posto de combustível da BP - São Jorge.

Tertúlia

Desenvolvimento sustentável em debate

‘Small was beautiful - A cegueira da Ganância’ é o tema da tertúlia do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira e que se realiza hoje, pelas 18h30, no auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas. A temática “desenvolvimento sustentável num mundo em transição” estará em destaque, num evento em que o orador convidado é Domingos Abreu, especialista em ambiente e biodiversidade.

Funchal

Plantação simbólica

A plantação simbólica de uma árvore no Parque Ecológico do Funchal, que contar com a presença da vereadora do Ambiente, Idalina Perestrelo, dá o mote para a comemoração do Dia da Árvore por parte do município do Funchal. A iniciativa decorre a partir das 11 horas e conta com a participação de diversos grupos escolares.

Quinta do Santo da Serra

Visita guiada inclui oferta de planta endémica

No âmbito do programa de actividades para as Comemorações do Dia Internacional das Florestas, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais realiza, a partir das 10h30 de hoje a iniciativa ‘As Árvores e a Quinta’, na Quinta do Santo da Serra, dirigida ao público em geral, para divulgar e promover as árvores emblemáticas daquele espaço assim como a própria Quinta através de uma visita guiada, associando o património natural ao património cultural e edificado. A acção está estimada para uma duração de 45 minutos que termina com uma plantação simbólica e a oferta de uma planta indígena aos participantes.

Fajã da Ovelha

Escola ganha plantas endémicas

A Câmara da Calheta assinala hoje, a partir das 14h30, o Dia Internacional da Floresta em parceria com a Escola Básica do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos/PE Professor Francisco M.S. Barreto - Fajã da Ovelha, com uma actividade que consiste na plantação de 12 árvores endémicas da floresta Laurissiva (barbusanos, loureiros e tis) nos jardins exteriores da escola, que contará com a colaboração dos alunos do 3.º ciclo e do programa Eco-Escolas.

Câmara de Lobos

Semana da ‘Primavera Biológica’

Ao longo da semana decorre a Semana da Primavera Biológica em Câmara de Lobos, uma iniciativa promovida pela autarquia com o intuito de sensibilizar os munícipes para uma melhor gestão ambiental do planeta, desde a água, à qualidade do ar e à limpeza de espaços. Ontem, foi feita uma acção de limpeza da Praia do Vigário, hoje (Dia Mundial da Árvore) serão plantadas árvores de fruto, na horta pedagógica do Centro de Apoio a Crianças e Jovens de Câmara de Lobos. Amanhã, no Dia Mundial da Água, será realizado um ‘peddy-papper’ com alunos do 9º ano, que se centrará no desperdício de água e na sua importância na alimentação e no desporto.

Machico

‘Marcha da Luz’

O Município de Machico associa-se à ‘Hora do Planeta 2017’, que acontece entre as 20h30 e as 21h30 do próximo sábado. Uma forma de mostrar o apoio à acção ambientalmente sustentável. Machico está também a promover a denominada ‘Marcha da Luz’, uma caminhada que tem concentração marcada para as 20 horas, junto ao Cais de Machico (Porto de Recreio). A marcha terá início às 21h30, saindo do porto de recreio, passando pela Capela São Roque e terminando na praia de areia amarela. A partir das 21 horas, terão lugar i diversas actividades como dança, teatro e ioga, na praia.