Pequenos gestos que salvam vidas

Meios de socorro testam prontidão numa altura em que a população quase sextuplica

16 Jul 2017 / 02:00 H.

No Porto Santo, durante o Verão, se por acaso chegar à praia e encontrar uma ambulância e uma viatura de emergência médica, não se assuste, provavelmente será um simulacro. Como aconteceu, ontem, na praia da Fontinha.

As equipas de emergência médica (EMIR) que durante os meses de Verão actuam na Ilha Dourada irão promover acções de sensibilização e de treino em suporte básico de vida em plena praia.

“São pequenos gestos que podem salvar vidas, sobretudo em casos de situações graves de paragens cárdio-respiratória”, explicou, ao DIÁRIO, António Brazão. Para o coordenador do Serviço de Emergência Médica da Região Autónoma da Madeira, importa que a população seja capaz de reconhecer e de activar a cadeia de socorro. “Accionando o 112 e dando início a manobras básicas de suporte de vida ou recorrendo desfibrilhador ao que permite reverter essa arritmia”, acrescentou.

Para dar resposta ao crescimento exponencial da população na ilha, que quase sextuplica, e ao aumento de probabilidade de acontecer um evento grave de saúde, duas equipas de um médico e de um enfermeiro, irão revezar-se semanalmente até 17 de Setembro.

Além da missão de emergência pré-hospitalar, estas equipas irão prestar apoio ao centro de saúde do Porto Santo. Segundo explicou António Brazão, “aqui podemos evitar algumas evacuações dependendo da nossa capacidade para dar resposta a cada situação, como a drenagem de um abcesso ou a suturação de uma ferida. Nós temos cirurgiões que podem fazê-lo aqui. Outras situações mais graves, acompanhamos o paciente no avião militar até à Madeira e entregamos a uma equipa nossa que o transporta até ao hospital Central. “

Para já fica a garantia, as missões que vão estar na Ilha Dourada irão realizar, todos os sábados, uma acção de sensibilização para gestos simples que podem salvar vidas: reconhecer o problema, ligar o 112 e depois dar início a manobras de suporte básico de vida, nas diversas praias.