Nota falsa de 20 euros usada para pagar conta

o caso ocorreu esta semana

16 Jul 2017 / 02:00 H.

Uma nota falsa de 20 euros foi usada, no final da semana passada, para o pagamento de uma refeição num restaurante localizado na baixa do Funchal.

O proprietário suspeita que a nota terá sido entregue por um cliente para efectuar o pagamento de um jantar, havendo fortes probabilidades de que se terá tratado de um cidadão estrangeiro, eventualmente turista.

De resto, o empresário da restauração não se apercebeu na hora de que a nota era uma falsificação. O alerta surgir apenas no dia seguinte, por parte do banco onde foi efectuado o depósito da receita daquele dia. A nota foi devolvida depois de ter sido detectado pela instituição bancária de que não era verdadeira.

E efectivamente trata-se de uma falsificação de boa qualidade, que facilmente ilude os menos atentos. A nota apresenta sinais de desgaste devido ao uso, que se supõe terem sido provocados deliberadamente pelo falsificador, para deste modo ser mais difícil de detectar.

Numa análise mais pormenorizada à nota é possível perceber que lhe falta a marca da água e o filete de segurança, no entanto tudo o resto está bem pormenorizado, inclusivamente o próprio holograma.

O empresário contactou o DIÁRIO no sentido de que seja feito um alerta juntos dos comerciantes, para que estejam a atentos a outras situações idênticas que possam ocorrer. Nos casos em que sejam detectadas notas falsas, deve ser solicitada a presença da PSP.