NOS Summer Opening’18 traz Wet Bed Gang e Slow J

14 Dez 2017 / 02:00 H.

    A poucos dias do final do ano, eis que surgem não só as datas da edição de 2018 do NOS Summer Opening, mas também a revelação dos nomes das duas primeiras bandas do alinhamento deste festival organizado pela Puppetry Productions que, anualmente, atrai milhares de pessoas ao Parque de Santa Catarina, no Funchal.

    A sexta edição do NOS Summer Opening está marcada para os dias 20 e 21 de Julho de 2018, apresentando-se, uma vez mais, como um festival urbano que se insere num contexto natural único, com o oceano Atlântico e o Funchal como pano de fundo.

    E no cartaz de 2018 surgem dois nomes: Wet Bed Gang e Slow J, dois valores do hip-hop nacional que iremos abordar neste texto, um pouco mais à frente.

    “Seja hip-hop, reggae ou soul, artistas madeirenses, nacionais ou internacionais, tudo se conjuga numa verdadeira festa de tributo ao Verão e às boas energias, contemplando o cenário perfeito que o Parque de Santa Catarina oferece”, começa por referir a organização, explicando a essência do NOS Summer Opening.

    Nos últimos cinco anos, o festival já apresentou nomes como Seu Jorge, Morcheeba, Richie Campbell, Aurea, Jazzanova, Natiruts, entre tantos outros, cerca de 40 concertos e mais de 20 estreias ao vivo na Madeira.

    O ‘The London Times’ chegou a colocar o evento numa lista de 10 festivais em destaque na Europa. Conforme já noticiou o DIÁRIO, o festival está actualmente nomeado em quatro categorias dos Iberian Festival Awards e na última edição, pela primeira vez, atingiu uma lotação esgotada.

    “Música e natureza. Juntamos aventura e adrenalina para desfrutar intensamente do Melhor Destino Insular do Mundo. Água, Terra, Ar e Fogo, descubra a Madeira com os packs ‘4 elementos’. Parapente, surf trip, BTT downhill, tours de jeep e catamarã para avistamento de cetáceos são algumas das experiências disponíveis para tornar um fim-de-semana inesquecível”, salienta a organização do festival.

    De resto, os passes de dois dias estão à venda a preço promocional de lançamento: 25 euros, disponíveis em nossummeropening.com, Fnac, Fórum Madeira (balcão de informações), lojas CTT e em ticketline.pt.

    Wet Bed Gang e Slow J
    são primeiras confirmações

    No passado recente, o hip-hop tem sido um dos géneros com maior expressão no País. Os protagonistas renovam-se e Slow J e Wet Bed Gang são dois dos novos heróis que têm feito vibrar sobretudo as novas gerações.

    Slow J tem sido aclamado pela crítica, sendo considerado um dos agentes mais importantes da nova música portuguesa. MC, produtor e cantor, nasceu em Setúbal, estudou som e produção em Londres e funde pólos tão próximos e distantes como o rock, o fado e o semba, o R&B ou a balada pop acústica. “Fred e Francis Dale são o complemento perfeito na produção e actuações ao vivo”, refere a organização do NOS Summer Opening.

    O crescimento tem sido imparável: depois da primeira mixtape ‘The Free Fodd Tape’, o 1.º álbum ‘The Art Of Slowing Down’ foi considerado por muitos meios da especialidade como um dos melhores do ano. Este foi mesmo um ano de sonho para João Coelho, nome verdadeiro de Slow J. Depois de conquistar o país, marcando presença em inúmeros festivais, com apoteose óbvia no Super Bock Super Rock e de visitar Londres com o Festival Iminente, Slow J tem estreia na Madeira marcada para o dia 21 de Julho.

    Já a Wet Bed Gang é um colectivo de rap e hip-hop que nasce da vontade de Paulo Rossi em juntar dois grupos da Vialonga, devido à cumplicidade de ambos e às várias faixas já gravadas. Após o falecimento de Rossi, a WBG tornou-se a forma que os seus amigos, que partilhavam dessa mesma paixão musical, encontraram de o homenagear.

    O primeiro álbum, ‘Filhos de Rossi’, explode nas redes sociais com diversas faixas a ultrapassarem milhões de visualizações.

    A agenda foi preenchida, levando-os a Punta Umbria ao palco do Sudoeste e no último trimestre de 2017 tiveram mais de 40 actuações confirmadas.

    Recentemente lançaram um EP com a dupla Karetus, três músicas que se mantiveram no top 5 viral em Portugal durante mais de duas semanas.

    O ‘single’ ‘Alelluia’ já ultrapassou os 7 milhões de visualizações no Youtube e dá o mote para o novo álbum com saída prevista o início de 2018.

    Atitude, irreverência e muita energia estão garantidas na estreia da Wet Bed Gang na Madeira, no dia 20 de Julho.