Nóbrega renova as suas três certificações

Nóbrega é única empresa lusa, no ramo alimentar, a ostentar três certificações SGS

11 Nov 2017 / 02:00 H.

O Grupo Nóbrega acaba de ver a sua unidade industrial e logística com certificação renovada após a sua implementação em 2016: ISO 2200 ‘Segurança Alimentar’, ISO 14001 ‘Ambiental’ e OHSAS 18001 ‘Saúde e Segurança no Trabalho’.

A Nóbrega obtém assim um resultado positivo por parte da SGS Portugal após a auditoria que teve lugar durante o mês de Outubro, com o objectivo de aferir a correcta implementação dos sistemas de gestão e o cumprimento dos requisitos das respectivas normas.

Aliás, a Nóbrega torna-se a única empresa em Portugal , no ramo alimentar, a ostentar estas três certificações por parte da SGS.

A nova unidade industrial da Nóbrega, em funcionamento desde do final de 2015, tem uma produção interna mensal de aproximadamente 160 toneladas de produtos alimentares, refrigerados e congelados, abrangendo as carnes, vegetais, peixe e marisco.

A sua operação logística suporta mensalmente uma média de 700 toneladas de produtos distribuídos pela ilha da Madeira e Porto Novo.

O director-geral da empresa, Vítor Nóbrega, vê neste resultado um reforço na confiança da operação da empresa.

“A nossa presença no mercado regional caminha para os 55 anos, os pilares da nossa operação ergueram-se e fortaleceram-se com a experiência que fomos adquirindo ao longo destes anos”, diz o responsável. “Chegamos a um ponto que se tornou essencial ter uma entidade externa independente a avaliar os nossos procedimentos”, explica.

“O ‘sempre fizemos assim’ e o ‘sempre funcionou assim’ são frases que ouvimos habitualmente em empresas com estes anos de actividade, são frases que pessoalmente me assustam por não deixarem margem para melhoria. Termos uma entidade como a SGS Portugal a avaliar a nossa operação não veio tirar mérito ao trabalho que temos vindo a desenvolver, mas sim reforçar o que está bem feito e criar oportunidades para diariamente fazermos mais e melhor”, acrescentou.

“Temos a vantagem de ter uma equipa unida e receptível a novas ideias, uma equipa jovem e com a vantagem de ter entre si elementos com largos anos de experiência. O caminho para a certificação foi árduo e ao mesmo tempo motivador, não foi uma certificação, mas três, três certificações que representam os princípios da Nóbrega, a qualidade dos nossos produtos, a segurança e saúde dos nossos colaboradores e o respeito pelo meio ambiente”, conclui.

De resto, o empenho da Nóbrega não fica por aqui, uma vez que neste momento está a ser instalada uma central fotovoltaica com 600 painéis, cobertura do seu entreposto e com uma capacidade de produção de 160kWp.

Estas três distinções, concedidas pela SGS Portugal, representam uma forte aposta da Nóbrega na certificação da sua operação, que levaram à padronização de processos internos de produção, transporte e logística, para garantir um elevado padrão de segurança dos produtos alimentares e de todas as partes envolvidas no processo, a par de uma gestão sustentável e responsável a nível ambiental.

Outras Notícias