Natal entra pelos museus adentro

Há actividades alusivas à quadra e às tradições a pensar sobretudo nas crianças

06 Dez 2017 / 02:00 H.

Há muitas formas de dar prendas e os Museus da Madeira associam-se neste Natal, assim como já o fizeram no passado, para premiar crianças e adultos que com eles queiram partilhar alguns momentos desta quadra em actividades enriquecedoras, simultaneamente didácticas e lúdicas. Desde ateliers, a visitas guiadas, passando por exposições, há um conjunto de coisas para fazer nestes dias nos espaços de sempre, que entram no espírito da quadra e levam para dentro de portas a alegria do Natal.

O ponto de partida é o desejo de reforçar a divulgação das tradições e costumes próprios da época, com base em actividades que exploram o acervo dos Museus. Este ano associam-se cinco espaços de referência, sendo de destacar a colaboração do Museu Quinta das Cruzes com a Casa-Museu Frederico de Freitas, através da cedência de 50 peças de presépios para exposição no espaço da Calçada de Santa Clara.

A associação dos museus à quadra festiva que se vive nas ruas é fundamental na opinião da secretária regional de Turismo e Cultura, na medida em que, diz Paula Cabaço, citada pelo seu Gabinete, “‘se cumpre a estratégia do Governo Regional no que toca à maior valorização da oferta turística e cultural da Madeira, numa altura em que a Região recebe milhares de turistas mas, també, num momento em que muitos madeirenses têm disponibilidade para visitar e experienciar estes programas culturais’”. E as equipas dos museus esmeram-se, criado ano após ano programas e actividades para ir ao encontro das expectativas de miúdos e graúdos.

“‘Termos a possibilidade de criar e disponibilizar roteiros e actividades culturais integrados naquele que é um dos nossos principais eventos de animação turística é, naturalmente, uma aposta ganha’”, acredita a secretária.

Este ano há quatro palcos para as actividades: a Casa-Museu Frederico de Freitas; o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira; o Museu Etnográfico da Madeira e o MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira, cujas propostas pode consultar aqui ao lado.

CASA MUSEU FREDERICO DE FREITAS

19 a 22 de Dezembro

Das 9h30 às 12h30

‘Vamos Embrulhar o Nosso Natal?’ - atelier de actividades lúdicas e no âmbito das expressões que, partindo do acervo do museu, explora os usos e costumes do Natal.

Destinatários: crianças dos 7 aos 12 anos (actividade com lotação já esgotada)

12 Dezembro a 13 de Janeiro

Entrada gratuita, de terça a sábado, das 10h00 às 17h30

O Natal na Casa da Calçada’ - exposição temporária. Apresentação de presépios e mesas de Natal

12 Dezembro a 13 de Janeiro

De terça a sexta, das 10h00 às 17h30

“O Natal na Casa da Calçada’ - visitas temáticas orientadas. Público em geral, grupos mínimo seis pessoas, mediante marcação prévia

ABM

7 Dezembro a 31 de Janeiro

‘O Natal/‘A festa’ nas crónicas de Horácio Bento’ - exposição

Sábados, dias 2, 9, 16, 23 e 30 de Dezembro

‘A hora do conto’

19 e 20 de Dezembro

‘Receitas de Natal’ - actividade destinada às crianças entre os 4 anos e os 12 anos de idade, que decorrerá entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 16h00.

MUSEU QUINTA DAS CRUZES

14 de Dezembro

Das 10h30 às 11h30

Actuação do grupo Alegra Campo do Centro de Actividades Ocupacionais de São Pedro, com cânticos de Natal.

MUDAS

9 de Dezembro

II edição do ‘Contarte’ - oficina de contos destinada a crianças entre os 3 e 6 anos. Os contos têm como ponto de partida as obras da colecção do museu.

MUSEU ETNOGRÁFICO MADEIRA

13 a 14 Dezembro

‘Feirinha dos estudantes’ - actividade que visa a interacção e socialização dos jovens, com recolha de fundos para o desenvolvimento de projectos pedagógicos nas escolas e instituições, organizada pelos monitores e utentes do Centro de Actividades Ocupacionais da Ribeira Brava.

13 de Dezembro a 13 de Janeiro

‘Reciclar n´a festa’ - inserido no projecto de serviços educativos do MEM, ‘museu sustentável’. Trata-se de uma mostra de árvores de Natal elaborada pelas escolas, lares de idosos, instituições centros culturais, casas do povo e juntas de freguesia de toda a Região. As árvores podem se entregues até 11 de Dezembro 2017.

De 16 de Dezembro a 15 de Janeiro

‘Presépios da festa, tradição ou inovação, eis a questão’ - iniciativa a decorrer na sala de exposições temporárias do MEM.