Nasceram mais três lobos-marinhos

Colónia das Ilhas Desertas conta actualmente com cerca de 40 indivíduos

14 Nov 2017 / 02:00 H.

A colónia de lobos-marinhos das ilhas Desertas ganhou recentemente três crias nascidas entre Outubro e Novembro. Segundo explica a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (SRA), a 31 de Outubro, os vigilantes da natureza em serviço nas Desertas observaram as primeiras crias de 2017. Essas duas crias, que terão nascido no final de Outubro, encontravam-se acompanhadas das fêmeas ‘Fêmea Y’, ‘Tria’ e ‘Parêntesis’. Entretanto, a 4 de novembro, detectaram uma terceira cria.

O número de nascimentos na colónia das Desertas (onde actualmente se contabilizam cerca de 40 indivíduos) tem vindo a aumentar e, nos últimos anos, a média anual tem sido de 4 nascimentos, “embora se verifique uma mortalidade neonatal de cerca de 50% devido às tempestades marinhas que ocorrem durante a época em que as crias começam a fazer as suas primeiras saídas para o mar”, esclarece a Secretaria do Ambiente.

Embora já se tenha detectado que uma das crias é macho e que uma das mães é a ‘Parêntesis’, a SRA refere que a monitorização deste grupo de animais torna-se importante para recolher informação mais exacta sobre a demografia desta população. Para além disso, “este trabalho poderá permitir actuar em caso de necessidade de salvaguardar o bem-estar dos jovens animais”.

Conservação desde 1988

Foi em 1988 que o Governo Regional iniciou um projecto para a conservação do lobo-marinho e do seu habitat, o que levou à criação da Área Protegida das Ilhas Desertas em 1990, que, entretanto, passaram a Reserva Natural em 1995.

Desde Junho de 2014 está a decorrer o o projecto Life Madeira Lobo-marinho, que tem como principal objectivo salvaguardar esta espécie no arquipélago e contribuir para a sua manutenção no mundo. Através deste projecto foram montadas câmaras em quase todas as grutas das Desertas onde se crê que as fêmeas dão à luz, para que possam ser identificados e monitorizados com precisão todos os elementos da colónia. Foi assim que as três crias foram rapidamente detectadas.