Música influencia emoções

Dois especialistas madeirenses, Gonçalo Barradas e Carina Freitas, abordam o tema

17 Out 2017 / 02:00 H.

A música desempenha um papel mais importante no nosso dia-a-dia do que a maior parte das pessoas pensam. Esta será a base para uma conferência sobre ‘Música, Cérebro e Emoções’ que vai ter lugar amanhã, a partir das 19h30, no FNAC Madeira.

A conversa vai juntar dois especialistas madeirenses: Gonçalo Barradas (Psicólogo Clínico, Mestre em Psicologia das Emoções e Doutorado em Psicologia da Música pela Universidade de Uppsala - Suécia) e Carina Freitas (Médica Pedopsiquiatra, Mestre em Neurociências, Doutoranda em Ciências Médicas e Neurociências na Universidade de Toronto - Canadá).

Nesta sessão, onde haverá ainda um apontamento musical com a cantora lírica Ana Rita Nunes, os conferencistas propõem-se a dar a conhecer as respostas emocionais à música, e como o cérebro as processa através de uma perspectiva das Neurociências e da Psicologia da Música.

Gonçalo Barradas falará sobre o conceito de emoção; Música e emoções; O papel do contexto em que a música é experienciada; O papel da cultura nas emoções musicais; Mecanismos psicológicos mediares entre som e emoção; Aplicações em Psicologia Clínica e ainda, Letras musicais – Induzem emoção?

Já Carina Freitas vai abordar o cérebro humano; As neurociências da música; Como o cérebro processa a música; Como a música provoca prazer; A importância da familiaridade na música; Vantagem biológica da música para a espécie humana e intervenções musicais em medicina.

A entrada é livre para esta iniciativa.

Semana preenchida na FNAC

Além da iniciativa de amanhã, até próximo domingo a FNAC apresenta uma agenda cultural repleta de grandes eventos com ciclos de conversas e muito boa música, todos com entrada livre.

Na sexta-feira, dia 20, pelas 19h30, haverá música ao vivo com os Blue Oak, um showcase de estreia no Fórum FNAC, ao som melódico do blues, soul e rock. Fazem parte da banda Babi Campos (voz), Francisco de Albuquerque (baixo, voz e viola acústica), Humberto Anjo (teclas) e Geraldino Camacho (bateria), Bruno Lucas (guitarra eléctrica) e ainda Georgina Fernandes e Susana Martins (backvocals).

No sábado, dia 21, pelas 17 horas, Leda Pestana apresenta mais uma hora do conta com ‘O Urso e a A Casa dos Livros’. Nesse mesmo dia, pelas 19 horas, em mais um Ciclo de Conversas, Mariana Bettencourt e Joaquim Sousa, com moderação de Bárbara Reis, vão ‘Discutir a Igualdade’. “Há 1001 formas de discutir a igualdade. Para este debate em jeito de conversa aberta com o público, damos voz às questões sobre igualdade na educação e igualdade de género onde também poderás participar.”

Já no domingo, pelas 16h30, haverá música ao vivo com os Ecomusicalis de Filipe Teixeira e Emanuel Faria. O projecto de música de natureza promete uma actuação muito especial pois o Fórum FNAC estará decorado a rigor com motivos de floresta, gentilmente cedidos pela A Túlipa.