Museu da Imprensa liga máquinas centenárias

Uma conferência está também no programa para o dia Internacional dos Museus

18 Mai 2018 / 02:00 H.

O Museu de Imprensa – Madeira tem hoje um dia especial, não apenas porque se comemora o Dia Internacional dos Museus, mas porque neste dia algumas das máquinas que normalmente estão apenas em exposição serão colocadas em funcionamento. Este é um dos atractivos da jornada em Câmara de Lobos, que apostou em actividades lúdicas e pedagógicas direccionadas para o público em geral.

Na recriação dos métodos de impressão manual do Séc. XIX e de composição mecânica do Séc. XX serão usadas duas máquinas com mais de cem anos, uma ‘Minerva’ de braço, que pertenceu à Tipografia Fagundes e uma ‘Intertype’ de 1911, que pertenceu à Tipografia Natividade e anteriormente ao DIÁRIO, revelou a coordenação do Museu tutelado pela Câmara Municipal. As sessões são às 9h30, 10h30, 11h30 e 12h30, orientadas por José Alberto Camacho, tipógrafo que entre outros lugares trabalhou no DIÁRIO e no jornal Eco do Funchal.

À tarde realiza-se uma conferência em parceria com a Casa do Povo local. ‘Os Museus como Parceiros na Educação de Adultos Seniores’ tem início pelas 15 horas, com José António Campos, que apresentou recentemente uma tese de doutoramento na área. A conversa será acompanhada por um outro convidado, Francisco Fernandes, ex-secretário regional da Educação.

“Para além de permitir assinalar o Dia Internacional dos Museus, esta iniciativa pretende envolver mais a comunidade e chamar à atenção para o impacto positivo que o Museu de Imprensa – Madeira tem junto da comunidade madeirense, bem como reforçar a política cultural do município”, refere o coordenador do Museu. “Desde que o Museu abriu, em 2013, já se realizaram 231 visitas de estudo, diversas exposições temporárias e mais de uma centena de eventos socioculturais diversos”, revelou Lourenço Freitas.

Propostas dos Museus para este Dia Internacional

Museu de Arte Sacra do Funchal

Entradas gratuitas incluindo o acesso à Torre varanda mirante do Museu e à exposição temporária ‘A Fábrica de Açúcar de Filipa Venâncio. Testemunhos de uma Indústria’

Concertos de guitarra clássica com Sándor Mester às 13h30 e 15h.

Visita guiada à exposição temporária em diálogo com a colecção de Arte Flamenga, orientada por Filipa Venâncio e Martinho Mendes.

Casa-Museu Frederico de Freitas

Entradas gratuitas, abertura contínua das 10h às 21h30. Visitas guiadas à Casa da Calçada e à Casa dos Azulejos às 11h, 12h, 15h, 16h30 e 19h30.

‘Conexões passadas’ – conversa com Ana Margarida Camacho, a directora do Museu, às 18h.

Casa Colombo – Museu do Porto Santo

Entradas gratuitas

‘Apontamentos da Nossa História’ - Percurso entre a Casa Colombo e o Cais com histórias e planos para o futuro.

Museu Etnográfico da Madeira

Entradas gratuitas, visitas guiadas (mediante marcação prévia)

‘Fogo preso’ - Exposição virtual, na página oficial do Facebook.

Museu Quinta das Cruzes

Entradas gratuitas, horário contínuo, das 10h às 17.30 horas.

Lançamento da página institucional de Facebook do Museu às 10h

‘Desconstruindo o objecto’ - Visita e actividade lúdico-pedagógica para alunos do 3º ciclo. Pelas ‘Um objecto, múltiplas realidades’ - Visita guiada para o público adulto. Às 15h30.

MUDAS - Museu de Arte Contemporânea

Entradas Gratuitas, horário contínuo, das 10h às 18h. Visita orientada às 11h e às 16h.

Oficina Criativa ‘Levar a Linha a passear’, pelas 15h para crianças entre os 6 e os 14 anos.

Performance de dança contemporânea pelos alunos da Escola de Dança Funchal às 17h e visita coreografada às exposições.

Museu de História Natural do Funchal

Entradas gratuitas e visitas guiadas às 10h, 11h, 14h, 15h e 16h.

Ateliers temáticos relacionados com a biologia marinha e a entomologia

‘De Palácio a Palácio: um passeio pela cidade do Funchal’ em parceria com o Palácio de São Lourenço

Museu A Cidade do Açúcar

Entradas gratuitas, visitas guiadas (mediante marcação prévia) e horário de funcionamento até às 19 horas.

Museu Henrique e Francisco Franco

Entradas gratuitas. Visitas livres das 9h30 às 18h; visitas guiadas às 10h e às 15h.

Actividade ‘A Família (Re)descobre a Modernidade’, dirigida a pais e filhos e avós e netos (crianças dos 4 aos 10 anos). Ao longo do dia.

Solar do Ribeirinho

Entradas Gratuitas entre as 9h30 e as 16h30.

Museu da Imprensa - Madeira

Entradas gratuitas

Oficinas com máquinas centenárias às 9h30, 10h30, 11h30 e 12h30

Conferência ‘Os Museus como Parceiros na Educação de Adultos Seniores’. Às 15 horas, com José António Campos e Francisco Fernandes.

Museu da Electricidade da Madeira - Casa da Luz

Concerto às 19 horas

Museu da Baleia

Entradas livres gratuitas às exposições permanentes, incentivando o acesso à cultura regional e local.

Pelas 14h30h, no auditório do museu, será apresentado o projecto de apoio à integração curricular ‘Mara salva os Roazes’, direccionado para as escolas do 1º ciclo do concelho de Machico.

Às 15h30, terá lugar a apresentação do mural ‘Deixa a tua MAR(cá)’, uma intervenção artística, executada em mosaico, na frente mar do Caniçal, realizado no âmbito do desafio educativo do ano 2017/2018. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com 6 escolas e 4 Caos, envolvendo a comunidade educativa e promovendo o conhecimento das colecções museológicas como ponte para a compreensão das vivências baleeiras e da história da baleação madeirense.

Outras Notícias