Mostra da Poncha e do Mel

14 Jan 2018 / 02:00 H.

A freguesia da Serra de Água é conhecida pela sua poncha regional, receita tradicional que tem vindo a passar de geração em geração. É normal haver, todos os dias, muito movimento em torno dos bares daquela freguesia plantada entre montanhas, em busca da Poncha de Limão e da Poncha de Laranja, bem diluídas em aguardente e mel de abelha.

Ora, daí que a Casa do Povo da Serra de Água, em parceria com os empresários daquela freguesia, tem vindo a promover, há 11 anos, um grande evento festivo, outrora com outro nome mas hoje em dia chamada de Mostra da Poncha e do Mel.

Trata-se de um evento que vai já para a sua quarta edição e decorre nos dias 27 e 28 de Janeiro, na praceta da Serra de Água, junto à igreja. Este certame voltará a contar com barracas de produtos regionais, apicultores, mostra de mel e da típica poncha regional, complementadas com actuações de vários artistas, a partir das 19 horas.

Como figuras de cartaz, a noite de sábado apresentará o conhecido grupo Kontraband, com o vocalista Chico Freitas (que tem uma carreira a solo como Franco) e o artista brasileiro e pela primeira vez na Madeira Johne D’Luka. A terminar a noite bem animada há discoteca ao ar livre com os DJs Sil e Andy Lux, acompanhados dos performers da Play Entertainment, nomeadamente cuspidores de fogo e personagens surpresa, relacionadas com a poncha.

Sérgio Aguiar, presidente da direcção da Casa do Povo da Serra de Água, destaca a parceria com Sílvio Freitas (DJ Sil) na organização e promoção da discoteca ao ar livre como uma mais-valia junto do público mais jovem, conseguindo assim atrair juventude de todos os concelhos da Região.

Este é um evento que percorre as várias gerações madeirenses. Como intuito de proteger os produtos regionais foi criado um distintivo regional pela Secretaria Regional de Agricultura e Pescas (SRAP) ‘Poncha aqui é com Rum da Madeira’ e que os comerciantes poderão passar a utilizar, como forma de valorização dos produtos regionais.

Esta temática será abordada na palestra a ocorrer na sede da Casa do Povo da Serra de Água, no próximo dia 29 de Janeiro, pelas 11horas. O distintivo ‘Poncha aqui é com Rum da Madeira’ poderá ser obtido através de uma candidatura na Direcção Regional de Agricultura, e visa distinguir, através do respeito por um conjunto de regras pré-definidas, os estabelecimentos de restauração e similares que pretendam garantir aos consumidores que a poncha preparada no estabelecimento aderente é confeccionada exclusivamente com esta bebida”.

No local do evento, a SRAP e a Casa do Povo da Serra de Água terão três expositores, com ‘merchandising’ alusivo à Poncha e Mel e material de promoção da Serra de Água.

No decorrer do dia de domingo estão previstas as actuações de artistas populares e bandas musicais, tendo como ponto alto a actuação de Miro Freitas – Tour 2018, com muita animação prevista em palco.

Nesta festividade estará a Rádio Festival, com o ‘Músicas do arco-da-velha’, bem como o programa ‘Abraço da Madeira’, da Antena 1 Madeira.

Esta festa vem ajudar a projectar o nome da freguesia da Serra de Água e ajudar os comerciantes da zona, marcando em grande este mês de Janeiro, associando-o ao mel e à tradicional poncha daquela zona, conclui Sérgio Aguiar.

Outras Notícias