Mostra Canina sensibiliza para defesa dos animais

Inscrições começam hoje e a Mostra decorre no dia 17 de Junho nos jardins do Lido

19 Mai 2017 / 02:00 H.

A XII Mostra Canina do Funchal realiza-se a 17 de Junho, nos jardins do Lido, tem as inscrições abertas a partir de hoje e admite a inscrição de cães de raça pura e sem raça definida, os populares ‘rafeiros’

Uma iniciativa de José Carlos Gomes, que desde a primeira edição dinamiza o evento e que tem apoio da Câmara Municipal do Funchal e da Frente Mar. A Mostra Canina foi apresentada, ontem, no Salão Nobre da CMF e os organizadores aproveitaram para fazer um apelo à população contra o abandono de animais.

Idalina Perestrelo, vice-presidente da câmara, destaca o “trabalho intenso” que tem sido desenvolvido pelo município na protecção dos animais. A Câmara do Funchal foi a primeira a tomar a decisão de “não abate de animais”, mas reconhece que ainda há um trabalho muito grande a fazer, sobretudo com os animais errantes. A criação de um centro de esterilização é um dos “passos importantes”.

“Estamos a chegar ao Verão e começa a época dos abandonos”, lamenta Idalina Perestrelo que lembra que, desde 1 de Maio, que os animais “deixaram de ser coisas e passou a ser crime o abandono e os maus tratos”.

A XII Mostra Canina terá prémios para as várias categorias de cães, e também para animais ‘sem raça definida’, os populares ‘rafeiros’.