Mercado de Natal em prol das causas sociais

Evento solidário realiza-se, das 8 horas às 17h30,
no mercado de Santa Cruz

01 Dez 2016 / 02:00 H.

Leontina Serôdio da Fonseca caminha de mãos dadas com a solidariedade. E é com esse intuito que realiza, em conjunto com a sua equipa, o Mercado de Natal, no Mercado de Santa Cruz, que tem este ano um cariz solidário.

A responsável pelo projecto ‘Coração de Sonhos Felizes’ revelou que esta iniciativa visa angariar fundos para ajudar a jovem Bruna, de 14 anos, que é portadora da Síndrome de Chiari, e construir salas de aula na Escola de Namorona, uma das maiores povoações da diocese de Mananjary, onde residem várias crianças que não sabem ler nem escrever.

Leontina Serôdio da Fonseca disse que, no primeiro caso, o objectivo “é proporcionar à jovem uma melhor qualidade de vida, visto esta ser portadora de uma má formação rara e congênita do sistema nervoso central, localizada na fossa posterior da base cerebral”.

No segundo caso, frisou que esta iniciativa de cariz social tem o intuito de fazer com que as crianças tenham acesso à educação, ajudando também a tirar muitas das ruas, onde passam a maior parte do seu tempo.

“Constuir salas de aula pode significar pouco para nós, mas naquelas zonas tem uma outra proporção, porque aquelas pessoas não estão habituadas a ter grandes coisas”, explicou.

No Mercado de Natal irão estar alguns dos artesãos e outras pessoas ligadas a diversas artes, cuja diversidade de trabalhos, sabores e aromas irão dar um outro colorido ao evento. Isto numa acção que decorre das 8 horas às 17h30, onde a população pode contribuir para esta causa, indo ao Mercado de Santa Cruz e, consequentemente, depositando dinheiro nos mealheiros.

A responsável pelo projecto ‘Coração de Sonhos Felizes’ revelou que assim que terminar este evento, irão trabalhar com o objectivo de levar este tipo de iniciativas a diversas freguesias de Santa Cruz para que possam ajudar mais pessoas ou instituições sociais.

Leontina Serôdio da Fonseca aproveitou a ocasião para explicar que o ‘Coração de Sonhos Felizes’ é “um grupo informal dedicado à solidariedade, também designados por ‘Juntos Fazemos a Diferença’.

“Alguns de nós estiveram em situações de emergência e catástrofe, como o 20 de Fevereiro e os incêndios de Agosto de 2016, onde nasceram amizades que, em comum, têm a vontade ajudar a transformar as vidas humanas. É desta forma que nasce o nosso primeiro evento de ‘Casa às costas’, um Mercado de Natal com fins solidários, mas também para promover as artes manuais, nomeadamente o artesanato, dentro de uma perspectiva de economia solidária”, rematou.

Outras Notícias