‘Meeting’ dá a conhecer ferramentas de resgate

A iniciativa realiza-se, entre os dias 14 e 17 de Novembro, na Protecção Civil

10 Out 2017 / 02:00 H.

Tendo em conta que existem cada vez mais acidentes, a Protecção Civil da Madeira acolhe, entre 14 a 17 de Novembro, o 1.º Meeting Regional, intitulado ‘Salvamento e Desencarceramento Ferramentas de Resgate Autónomas’.

Trata-se de um encontro que está destinado aos bombeiros da Região e que, segundo António Rocha, inspector de bombeiros da Protecção Civil da Madeira, é de extrema importância para os profissionais deste sector de actividade, sendo esta uma forma de “actualizarem os conhecimentos”.

Durante quatro dias, irão abordar o salvamento e desencarceramento com ferramentas de resgate autónomas, que são da ‘nova geração’ e que não necessitam “estar alimentadas por baterias”. E, por isso, não são “poluentes”.

“É importante os bombeiros estarem cada vez mais a par da actualidade, sendo necessário abordar o que se faz a este nível, tendo em conta que se tratam de equipamentos que fogem ao tradicional pelo facto de serem autónomos”, afirmou.

A iniciativa irá contar com a presença de três principais empresas a nível nacional que, segundo António Rocha, são conhecidos pelo facto de terem uma “grande projecção” no mercado.

O inspector de bombeiros da Protecção Civil da Madeira adiantou que, até à data, já receberam “dezenas de inscrições”, sendo que estas são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail formacao@procivmadeira.pt.

António Rocha revelou que nas instalações da Protecção Civil, situadas na Cancela, existe “um pequeno troço de estrada” que serve de treino em caso de formação. E, na ocasião, adiantou que, até ao final do ano, muitas mais formações irão ocorrer, com o objectivo de preparar os bombeiros para os mais variados cenários. “Depois deste ‘meeting’, muitas mais formações irão se realizar”, concluiu.