Mais 12 projectos de empreendedores

30 Nov 2017 / 02:00 H.

Desde o início do ano e em 11 meses, o Programa de Estímulo ao Empreendedorismo de Desempregados (PEED), promovido pelo Instituto de Emprego da Madeira, já aprovou 65 projectos com 119 novos postos de trabalho, equivalendo a apoios de quase 1,2 milhões de euros. Ontem, apoios a mais 12 projectos, que tiram do desemprego mais 19 pessoas, foram assinados no auditório da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais.

Segundo a secretária regional, Rita Andrade, desde que o Governo tomou posse, em Abril de 2015, centenas de projectos que incentivam os desempregados a serem empreendedores já receberam cerca de 3,6 milhões de euros, resolvendo “muitos problemas”. Destaca-se o facto de este programa apoiar o início das empresas, existindo um outro, que pode ser complementar, que é o Programa de Incentivo à Contratação que estimula a criação de postos de trabalho, de que é exemplo uma lavandaria criada no Estreito de Câmara de Lobos que, começando com três pessoas através do PEED, hoje dá trabalho a 20.

Também de acordo com a presidente do IEM, Maria do Rosário Serra Alegra, em breve será lançada uma aplicação associada ao site do instituto, que visa identificar, num mapa, todos os projectos apoiados e a sua localização.

Ontem, uma papelaria, uma de actividades fotográficas, dois institutos de beleza, um da construção, um de peças automóvel, dois restaurantes, uma de manutenção industrial, uma de design, um bar e uma mediadora imobiliária, da Ribeira Brava, Santa Cruz e, sobretudo, Funchal, dão o primeiro passo para crescer com sustentabilidade.