Madeira testa autocarro 100% eléctrico e português

08 Dez 2017 / 02:00 H.

Realizou-se ontem a cerimónia de assinatura de um protocolo entre entidades e empresas regionais e nacionais para a fase de teste de estrada do primeiro autocarro 100% eléctrico e de fabrico (engenharia) 100% português.

O autocarro de tamanho considerável, com 35 lugares sentados e 53 de pé, vai andar por aí em testes de adaptabilidade às estradas da Madeira e também ao Porto Santo.

O Vice-presidente do Governo Regional, que tem a pasta dos Transportes, falou ao DIÁRIO sobre as expectativas quanto à implementação deste tipo de soluções. “Com o ‘e.City Gold’, da empresa Caetanobus, damos o primeiro passo para tentar trazer um carro eléctrico para a Madeira, mas com características de transporte de passageiros”, diz, lembrando que o projecto está já a ser desenvolvido a nível nacional, já está implementado nalgumas cidades portuguesas com mais de 50 a circular.

“Queremos fazer uma experiência na cidade do Funchal, na Madeira e também um dia ao Porto Santo, exactamente para ver se, com a orografia, o relevo das nossas estradas, as inclinações, é possível”, frisou. Pedro Calado lembrou que há capacidade de as empresas recorrerem a fundos comunitários para se candidatarem e adquirirem viaturas deste género.