Madeira-ITI ajuda a combater pobreza

01 Dez 2016 / 02:00 H.

    O Madeira-ITI iniciou um novo projecto de inovação social de combate à pobreza, intitulado PIE News ‘Poverty, Income and Employment News’ (PIE News), financiado pelo Horizonte 2020 da Comissão Europeia, em consórcio internacional.

    O projecto PIE News, no qual o Madeira-ITI é parceiro, está a construir uma plataforma que irá permitir às pessoas na Europa ter acesso a informação sobre medidas de apoio à pobreza, a partilha de boas práticas, e cooperação. Qualquer pessoa que utilize a plataforma poderá encontrar outras pessoas em condições socioeconómicas semelhantes no seu país, e noutros países da Europa. Os utilizadores poderão assim, partilhar as suas histórias e dificuldades, e apoiar-se mutuamente. A longo prazo, espera-se que este novo projecto melhore as condições de vida de mais de 1 milhão de pessoas em risco de pobreza ou exclusão social.

    Na União Europeia, mais de 122 milhões de pessoas (cerca de 24% da população) encontram-se em risco de pobreza ou exclusão social (Eurostat, 2016).

    Mesmo após as transferências sociais dos Estados, 17% destas pessoas, permanecem ainda em tais condições.

    Entre elas, nove por cento encontram-se em privação material severa, sendo, por exemplo, incapaz de fazer face às despesas do dia-a-dia.

    Outras Notícias