Madeira concorre às aldeias de Portugal

Curral das Freiras e Porto Moniz são alguns dos exemplos

21 Mar 2017 / 02:00 H.

O concurso ‘7 Maravilhas de Portugal’, que este ano tem as aldeias como temática central, apurou 332 candidaturas de aldeias das sete regiões do país, perfazendo um total de 446. A Madeira está na corrida com 11 candidaturas, sendo o Curral das Freiras e o Porto de Moniz alguns dos exemplos, a nível regional.

Em termos gerais, o centro é a região com maior número de candidaturas ao concurso das ‘7 Maravilhas das Aldeias de Portugal’, com 159 aldeias, como Sortelha, Talasnal, Zaboeira ou Serpins. O norte conta com 79 aldeias apuradas para o concurso, casos de Castro Laboreiro, Montesinho ou Lamas de Ôlo, o Alentejo concorre com 37, os Açores com 23, o Algarve com 16 e a região envolvente de Lisboa com 7, como por exemplo: Azenhas do Mar ou Lagoa de Albufeira.

Esta lista de aldeias apresentada vai ser agora votada pelo painel de especialistas do concurso e as 49 aldeias pré-finalistas serão reveladas no dia 7 de Abril, na Aldeia da Pena, em São Pedro do Sul, sendo que após esta primeira fase, o processo vai passar por uma empresa internacional de auditores (a PwC), que vai ajudar a organização na procura de uma lista com qualidade, diversidade e representatividade de todas as regiões

A votação começa esta semana e acaba no último dia de Março, pelo que as 7 aldeias vencedoras serão escolhidas com o voto do público, a partir de Julho, através de chamada telefónica . Já a declaração oficial das ‘7 Maravilhas das Aldeias de Portugal’ realiza-se no dia 3 de Setembro.

O concurso integra um rol de categorias, como ‘Aldeias Rurais’ com 99 aldeias candidatas, ‘Aldeias Autênticas’ (79 aldeias), ‘Aldeias-Monumento’ com 78 aldeias, ‘Aldeias Ribeirinhas’ (60 aldeias), ‘Aldeias em Áreas Protegidas’ com 63 aldeias, ‘Aldeias Remotas’ (44 aldeias) e ‘Aldeias de Mar’ com 23 aldeias.