Ivo Vieira ‘junta-se’ a Valverde e Allegri

Sporting apenas tinha perdido com Barça e Juventus antes da derrota frente ao Estoril

06 Fev 2018 / 02:00 H.

Ernesto Valverde, Massimiliano Allegri e Ivo Vieira. Sabe o que têm em comum estes três treinadores? Conseguiram derrotar o Sporting esta época. O madeirense foi o primeiro a conseguir tal proeza a nível interno, já que até ao último domingo os ‘leões’ apenas tinham perdido em jogos da Liga dos Campeões. Barcelona, por duas ocasiões, e Juventus tinham sido os ‘carrascos’ do Sporting esta época, hipotecando as aspirações leoninas de passar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Mas o Estoril também já faz parte deste restrito lote, muito por influência do bom trabalho que tem sido desenvolvido por Ivo Vieira no emblema ‘canarinho’.

Ganha ainda maior relevo o feito do Estoril. O Sporting não conhecia o sabor da derrota em provas nacionais até visitar o António Coimbra da Mota, perdendo aí o jogo e, por consequência, a liderança do campeonato para o FC Porto. O Estoril alcançou precisamente o mesmo resultado com o qual o Barça derrotou os ‘leões’ em Camp Nou: 2-0. Os outros desaires do Sporting esta época tinham sido pela diferença mínima: 0-1 em Alvalade com os catalães e 2-1 diante da Juventus, na visita a Turim.

Ivo Vieira assumiu o comando técnico do Estoril a 13 de Novembro, numa altura em que a equipa ocupava o último lugar, com seis pontos. Já deixou a ‘lanterna vermelha’, facto que sublinha o processo de recuperação encetado com a chegada do treinador madeirense à Amoreira. Estreou-se com um ‘saboroso’ empate na Madeira (0-0) diante do Marítimo e desde logo deixou a sua marca. Em nove jogos de Ivo Vieira, o Estoril somou 12 pontos, o dobro em relação ao que tinha alcançado nas 11 primeiras jornadas do campeonato, então com Pedro Emanuel.

Se estes números já são francamente positivos, ainda podem ter maior impacto daqui a duas semanas. Falta realizar a segunda parte do Estoril-FC Porto, jogo que foi interrompido ao intervalo devido à falta de condições de segurança numa das bancadas do Estádio António Coimbra da Mota. Os ‘canarinhos’ estão a vencer (1-0) e podem confirmar o triunfo nos segundos 45 minutos, agendados para 21 de Fevereiro. E mesmo na visita ao Estádio da Luz, apesar da derrota (3-1), a equipa orientada por Ivo Vieira apresentou boa imagem, discutindo o resultado durante grande parte do encontro.

Os sinais de melhoria são evidentes a vários níveis. Com o madeirense no banco, nos últimos nove jogos o Estoril marcou 12 golos e sofreu em igual número (ainda sem contabilizar a partida com o FC Porto). Antes da chegada de Ivo Vieira, nas primeiras 11 jornadas a equipa ‘canarinha’ tinha consentido 26 golos, tendo apontado oito. Está no bom caminho para assegurar o objectivo manutenção.

Outras Notícias