GR quer apoios nacionais aplicados na Região

asdasd

14 Jul 2018 / 02:00 H.

Hoteleiros, agentes de viagens, responsáveis pelas empresas de animação e demais parceiros do sector do turismo na Região estão a ser convidados a participar numa sessão de esclarecimento sobre as linhas de apoio que vigoram a nível nacional, destinadas à requalificação hoteleira.

A iniciativa, apurou o DIÁRIO, é organizada pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura e traz à Madeira, na próxima terça-feira, dia 17 de Julho, os responsáveis pelo Turismo de Portugal, numa sessão que, conforme sublinha Paula Cabaço, “assume grande importância para os nossos empresários e, particularmente, para os que, querendo investir na requalificação da sua oferta de serviços e negócios, podem encontrar, nesta ou noutras linhas de apoio existentes no Turismo de Portugal, a resposta adequada”.

E isto porque, segundo alerta, “existem apoios e oportunidades de financiamento que, embora aplicadas ao todo nacional, nem sempre se aproveitam aqui na Região e é nessa lógica que nos cabe intervir, de modo a que, conjuntamente, possamos contribuir para a viabilidade de projectos que, no seu todo, valorizem o nosso destino”.

A complexidade associada aos processos de candidatura, assim como a falta de esclarecimento sobre as exigências em causa podem, eventualmente, justificar que a Região não use, conforme devia, estes apoios.

“É precisamente para contrariar a eventual falta de informação ou de conhecimento que se promove esta acção”, reforça Paula Cabaço, acrescentando que “se os apoios se aplicam ao todo nacional, a Madeira e o Porto Santo não podem nem devem ficar de fora destas soluções de financiamento”.

Paralelamente às sessões de esclarecimento, o Governo Regional pretende desenvolver, conjuntamente com o Turismo de Portugal, um programa de formação destinado aos profissionais do sector e, particularmente, aos quadros que já se encontram ao serviço “no sentido de apostar na reciclagem e actualização de conhecimentos”.

“Estamos a trabalhar nesse objectivo, de modo a corresponder a uma necessidade evidente que foi comummente reivindicada, no passado mês de Junho, aquando da auscultação levada a cabo no âmbito do plano de requalificação do sector”, explica a secretária.

No referido encontro, que decorrerá no Centro de Estudos de História do Atlântico, será também apresentada a plataforma “Portuguese trails” que a Madeira passará a integrar.

A linha de apoio à qualificação da oferta é um instrumento de crédito que visa proporcionar às empresas do sector do turismo melhores condições no acesso ao financiamento. É um instrumento financeiro do Turismo de Portugal, em parceria com o sistema bancário e a Portugal Capital Ventures, para o financiamento a médio e longo prazo de projectos de investimento de empresas do turismo que se traduzam, sobretudo, na requalificação empreendimentos turísticos, criação de empreendimentos turísticos inovadores, projectos na área da animação turística e da restauração, bem como projectos de empreendedorismo turístico.

Outras Notícias