Governo anuncia apoio para obras no ‘Liceu’

05 Out 2017 / 02:00 H.

Depois de fazer uma retrospectiva no tempo, onde recordou o percurso da Escola Secundária Jaime Moniz, que celebrou ontem 180 anos, Jorge Moreira, presidente executivo do ‘Liceu’, pediu ao Governo Regional para ajudar na conclusão das obras da escola.

“Iniciamos a primeira fase de remodelação e restauro das nossas instalações, como acabaram de constatar, contudo, gostaria que as obras de melhoria do espaço continuasse de forma faseada. Assim sendo, dentro dos limites das prioridades que a nossa Região atravessa e, de acordo com o programa de Governo, peço ao senhor presidente a sua atenção redobrada para a nossa realidade específica”, disse.

Miguel Albuquerque, que estava presente nas comemorações do 180.º aniversário do ‘Liceu’, ouviu o pedido e quando discursou revelou que, no próximo orçamento da PATRIRAM, iria incluir a conclusão das coberturas da escola.

“Esta escola é, de facto, uma comunidade educativa dinâmica, com professores de alta categoria, funcionários empenhados e encarregados de educação que participam na vida escolar. Por isso, não é por acaso que temos aqui dos melhores resultados a nível nacional, o que significa que este estabelecimento de ensino está a cumprir este desafio e vai continuar a cumprir. Já agora, para dar a resposta, vou dizer que vamos inserir no próximo orçamento da PATRIRAM as obras de conclusão das coberturas”, realçou.

“Escola mais inclusiva”

Ireneu Barreto, representante da República para a Madeira, disse que o ‘Liceu’ mudou e se tornou uma escola “mais inclusiva”. “As diferenças de género perderam o resto de preconceito que importava que perdessem e também as proveniências social e familiar”, disse, acrescentando que a escola rege-se por um “paradigma educativo diferente, que tem por objectivo preparar os alunos para a competitividade”.

Antes de os discursos começarem, a cerimónia contou com um vídeo do cineasta e professor daquela escola Luís Filipe Jardim, onde ilustrou o antigo e o actual ‘Liceu’, tendo emocionado várias pessoas que passaram por aquele estabelecimento de ensino, como Alberto João Jardim, antigo presidente do Governo Regional.

Além disso, os 180 anos daquele emblemático estabelecimento de ensino contou ainda com a actuação de Vânia Fernandes, que subiu ao palco com Paulo Ferraz, Igor Capelo e António Barbosa, tendo a artista interpretado diversos temas musicais que levaram ao rubro as pessoas que assistiram à cerimónia, algumas delas antigos alunos do ‘Liceu’ que receberam um certificado de distinção por estarem a ‘dar cartas’ na área que escolheram para exercer como profissão.

Outras Notícias