Funchal no top 10 dos municípios com mais impacto

Estudo anual elaborado pela Bloom Consulting mede a performance e o impacto da marca dos municípios em três vertentes

14 Mar 2018 / 02:00 H.

A Bloom Consulting divulgou, ontem, a quinta edição do estudo anual nacional, denominado ‘Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking’, que mede a performance e o impacto da marca de cada município de Portugal nas áreas de Turismo (Visitar), Investimento e Exportações (Negócios) e Talento (Viver), no qual a cidade do Funchal ficou no top 10 do ranking geral, além de Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Sintra, Faro, Vila Nova de Gaia e Setúbal.

Na investigação, Lisboa ocupa o primeiro lugar nas três categorias: ‘Negócios’, Viver’ e ‘Visitar’, sendo que nesta última, que é relacionada com turismo, o Funchal encontra-se em terceiro lugar e a cidade do Porto em segundo.

Quanto aos ‘Negócios’, Lisboa, Porto e Braga, à semelhança do ano passado, mantêm-se nos primeiros três lugares, destacando-se também Vila Nova de Gaia, que obteve uma subida de 10 posições, conseguindo ocupar agora o sexto lugar desta rubrica. Ainda nesta categoria, Maia obteve uma descida algo significativa, recuando oito posições e passando para o 15.º lugar

Já a categoria ‘Viver’ é liderada por Lisboa, Porto e Cascais, também à semelhança do ano passado. Nesta rubrica, segundo o estudo, “destaca-se a subida de Braga ao quarto lugar, ultrapassando Sintra e ficando apenas atrás de Lisboa, Porto e Cascais”, sendo que a maior descida foi a de Guimarães, que baixou cinco posições e passou para o 17.º lugar.

Competitividade
do Funchal reafirmada

Pelo quinto consecutivo, o Funchal assume-se como líder da Madeira nos ‘Negócios’, ‘Visitar’ e ‘Viver’ e como o município-bandeira da Região no ‘Top 10 Nacional’. Já o Porto Santo, apesar de perder o segundo lugar na categoria ‘Viver’, leva a medalha de prata no ranking regional da Madeira mais competitivo de sempre. O pódio é fechado por Santa Cruz, que consegue resultados positivos e equilibrados nas três dimensões. O concelho de Câmara de Lobos consegue pela primeira vez chegar ao segundo lugar da dimensão ‘Viver’, graças a um aumento substancial de interesse proactivo no município, medido no âmbito da variável ‘Procura Online’, e a Calheta - que sobe uma posição - consegue o terceiro lugar na dimensão ‘Visitar’, que na edição passada pertencia a Santa Cruz. Com melhorias nas dimensões de ‘Visitar’, ‘Viver’ e ‘Negócios’, Santana e Porto Moniz protagonizam as maiores subidas na Região. Os últimos classificados da Madeira em 2016 e 2017 conseguiram, através de uma melhoria significativa da performance estatística, afirmar-se na presente edição do ‘Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking’, sendo ainda de destacar um crescimento, no âmbito da variável ‘Procura Online’, especialmente nas dimensões ‘Visitar’ e ‘Viver’. Apesar de protagonizar a maior descida na região da Madeira nesta edição, o município da Ponta do Sol consegue subir duas posições no ranking nacional.