Fernando Santos distinguido

Dubai /
28 Dez 2016 / 02:00 H.

O seleccionador português, Fernando Santos, foi ontem duplamente distinguido como o melhor técnico do Mundo em 2016.

No Dubai, o actual seleccionador nacional recebeu o troféu de melhor treinador do ano, na gala anual da Globe Soccer Awards depois da conquista do título europeu por Portugal.

Na cerimónia Fernando Santos agradeceu a todos aqueles que trabalharam para a conquista do Campeonato da Europa referindo que o prémio é colectivo e não dele. “A palavra ‘eu’ não existe no seio da selecção, mas sim a palavra ‘nós’, pelo que este troféu é de todos os portugueses”, adiantou o seleccionador.

Já a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) elegeu, também ontem, o técnico português como o melhor seleccionador de 2016. Fernando Santos, que em Setembro de 2014 substituiu Paulo Bento no comando da selecção das ‘quinas’, obteve 199 pontos, superando o sueco Lars Lagerbeck, que lidera a selecção da Islândia, que ocupa a segunda posição, com 71 pontos.

Na terceira posição, com 61 pontos, ficou o alemão Joachim Löw, que foi eleito o melhor seleccionador em 2014, ano no qual levou a selecção germânica à conquista do título mundial.

Didier Deschamps, que comandou a selecção francesa derrotada por Portugal na final do Euro’2016 (1-0, após prolongamento), terminou na quinta posição, com 52 pontos, atrás do galês Chris Coleman.