Escola volta a abraçar projectos europeus

EB1/PE da Lombada (Ponta do Sol) envolvida em projectos com 14 países

07 Nov 2017 / 02:00 H.

Passados dois anos lectivos, a EB1/PE da Lombada, na Ponta do Sol, volta a abraçar os projectos europeus.

Rosa Luísa Gaspar, coordenadora dos projectos, refere que “a par dos projectos eTwinning, a escola continua a apostar na sua dimensão europeia, abrindo as portas a novas experiências, partilha de saberes e de culturas, à inovação, à criatividade, à cultura museológica, à robótica e ao empreendedorismo”.

São cinco os projectos Erasmus K2 219 (Parcerias Estratégicas para Escolas) inseridos no Programa Erasmus+, financiado pela União Europeia (UE), em que a escola estará envolvida durante os anos lectivos 2017/2018 e 2018/2019 e contará com participação na totalidade dos projectos de 14 países. (Portugal, Espanha, Polónia, Bulgária, Bélgica, Roménia, Austria, Eslováquia, Finlândia, Itália, Turquia, Hungria, Estónia e Lituânia).

A equipa ‘Erasmus+’ da EB1/PE da Lombada, composta por todos os docentes do estabelecimento de ensino e ainda a docente Rosa Luísa Gaspar (coordenadora dos projectos) está a trabalhar em cinco projectos: ‘Armonia, Construyendo Espacios de diálogo inclusivo para la participácion y la creácion’ ; ‘Enhancing students and teachers sucess through STEM education’ ; ‘Let´s conquerer technology for our students’ ; ‘Like the Nature . Tradition-Sport – Music’ e ainda ‘From teachers to teachers’ sendo este último desenvolvido apenas com professores dado que se trata de formação.

“A língua inglesa e a espanhola terão a sua valiosa expressão na implementação dos projectos através nova abordagem CLIL, o que pressupõe o ensino de diferentes conteúdos disciplinares através de uma língua estrangeira, contribuindo para uma pedagogia do sucesso e promovendo no aluno uma atitude positiva de autoconfiança face à aprendizagem de línguas”, destaca Rosa Luísa Gaspar.

Através das abordagens transnacionais, estas parcerias estratégicas têm como objectivo promover a unidade na diversidade, igualdade de oportunidades, tolerância, aceitação e apreço mútuo, para uma educação inclusiva, melhorar a qualidade e a dimensão europeia do ensino e apoiar a melhoria dos métodos pedagógicos e de gestão da escola.

A coordenadora fez um enfoque especial que “através da utilização de novas tecnologias queremos abrir uma janela para diferentes culturas, línguas, pessoas e cultivar a identidade europeia”.

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