Época de folia vai ‘arrepiar’ mas sem chuva

Prepare-se para mais frio, neve e vento entre hoje e amanhã na Região

07 Fev 2018 / 02:00 H.

Prepare-se para o(s) dia(s) mais frio deste Outono/Inverno e para a probabilidade de cair o maior ‘nevão’ do ano na Madeira, a confirmar-se o arrefecimento previsto da temperatura do ar, entre hoje e amanhã, na Região. Para esta quarta-feira, as temperaturas máxima e mínima deverão oscilar entre os 16ºC, no Funchal, e os -2ºC, no Areeiro (-1ºC na Bica da Cana), consequência da previsível pequena descida de temperatura, em especial da máxima. Contudo, a temperatura mínima mais extrema poderá ser ainda mais negativa esta quinta-feira, dia em que o IPMA prevê que o ‘mercúrio’ possa descer até os -3ºC, tanto no Areeiro como na Bica da Cana. Porque também estão previstos “aguaceiros, em especial nas vertentes norte e terras altas, que poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira”, há assim fortes possibilidades do ‘manto branco’ surgir mais intenso e a atingir maiores áreas do maciço central, sobretudo entre hoje e amanhã.

Para acentuar a sensação de invernia que as previsões fazem antever, o vento forte a muito forte deverá também voltar a fustigar a Região nestes dois dias, podendo esta quarta-feira chegar aos 100 km/h, embora nas terras altas possa atingir os 130 km/h.

Com a previsão para a possibilidade de queda de neve no cume da ilha a manter-se, pelo menos, até ao fim-de-semana, adivinha-se também que este venha a ser um Carnaval de arrepiar. Sobretudo à noite, mas felizmente sem previsão de chuva.

A julgar pelo processamento estatístico das previsões de dois modelos numéricos, o IPMA prevê que à hora da saída do Corso Carnavalesco, este sábado à noite, a temperatura ambiente na baixa da cidade ronde os 15ºC.