Eduardo Jesus diz que ‘RobôBrava’ é uma aposta ganha

20 Mar 2017 / 02:00 H.

Três sessões cheias, cerca de 120 crianças e uma lista de interessados pré-inscritos para uma próxima actividade no Funchal. Este é o balanço da iniciativa ‘RobôBrava’ que, este fim-de-semana, decorreu no espaço Infoart da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Cultura.

O evento, que faz parte de um projeto daquela secretaria através da Direção Regional da Inovação, Valorização e Empreendedorismo, com o apoio da empresa regional ‘Grupo XIS’ e a parceria da ‘Lego Education’ e da ‘Arabot Hi-Fi’ (distribuidora da marca em Portugal), teve início no dia 10 de Março, na Ribeira Brava, onde estavam previstas duas sessões que acabaram por ser cinco. No Funchal, a adesão foi também elevada, com vários encarregados de educação a passar pelo local do evento para fazer uma pré-inscrição.

O secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, que no sábado fez questão em passar pelo evento e falar com os jovens participantes, faz um balanço positivo ao ‘RobôBrava’ e garantiu que o sucesso e adesão que o projecto tem tido mostra a apetência dos mais novos para estas áreas da tecnologia, robótica e programação.

“O facto de num fim-de-semana termos as três sessões cheias e já vários interessados numa próxima actividade a desenvolver no concelho, revela que estamos a fazer a aposta certa”, disse, recordando que este é o caminho certo a seguir para o futuro ‘Playground de Tecnologia e Robótica’ que vai nascer no âmbito do ‘Brava Valley’.

Ao longo dos próximos meses, os workshops do ‘RobôBrava’ vão decorrer em todos os concelhos da Região, incluindo o Porto Santo, sendo que, no próximo fim-de-semana, a iniciativa vai até São Vicente.