Ecotrail Funchal com mês da Floresta

01 Mar 2017 / 02:00 H.

É já na próxima semana, a 7 de Março, que abrem as inscrições para a terceira edição do Ecotrail Funchal - Madeira Compressport, prova que se realiza a 28 de Outubro

Este ano, os atletas que queiram fazer parte deste desafio têm à escolha quatro corridas distintas - 80 km, 40 km, 25 km e 15 km - com a garantia de que em qualquer uma delas vão poder percorrer os mais espectaculares trilhos que sobem em direcção à serra, aqui mesmo, quando a cidade é mar e montanha. Para as primeiras inscrições teremos brindes... e tal como na corrida, é tudo uma questão de gerir a vontade de alcançar o seu objectivo para sair, já à partida, vencedor.

Associadas a este lançamento, a organização pretende levar a cabo um conjunto de iniciativas relacionadas com a floresta e o meio ambiente, assumindo que o Ecotrail Funchal - Madeira Compressport não vai para o terreno apenas no mês de Outubro, preconizando sempre um maior envolvimento de toda a população madeirense. Até lá, fica a garantia de que muitas outras actividades vão ter lugar nas serras do Funchal, proporcionando a todos os interessados - atletas, voluntários e público em geral - um conjunto de passeios, conferências e acções de reflorestação que se assumem como a melhor forma de patentear a filosofia desta prova internacional de trail running. Esteja atento ao calendário de actividades que vamos publicar nos próximos dias e acompanhe-nos no Facebook ou em www.ecotrail-events.com.

Para começar, no decorrer deste mês de Março, o DIÁRIO vai ser a face mais visível do projecto, trazendo a público um conjunto de temas relacionados com a árvore e a floresta, a sua importância no quotidiano e enquanto garante de uma qualidade de vida melhorada.

‘Março, mês da Floresta by Ecotrail’ será, pois, uma rubrica alimentada por muitos dos parceiros do Ecotrail Funchal - Madeira Compressport que terão assim oportunidade para divulgar projectos, iniciativas ou modos de estar que implicam directamente com a qualidade ambiental do Funchal e da Região. Tudo porque só assim faz sentido falar de um projecto Ecotrail que se pretende mobilizador para as boas práticas ambientais.

Como já aqui se referiu, algumas acções serão postas no terreno envolvendo atletas e voluntários que tenham participado nas edições anteriores desta prova, bem como todos os leitores do DIÁRIO que se queiram associar a esta nobre causa. De entre elas, destaque para as acções de reflorestação nas serras da cidade do Funchal - entre os dias 15 e 19 de Março, antecipando o Dia Mundial da Árvore e da Floresta -, bem como acções de limpeza e de controlo de espécies invasoras ao longo do percurso das diferentes corridas desta prova.

Revelou a organização do Ecotrail Funchal – Madeira Compressport que esta é uma forma de sensibilizar e mobilizar para estas problemáticas ambientais, ao mesmo tempo que é uma forma de começar já a preparar os trilhos para receberem as corridas, no último fim-de-semana de Outubro próximo. A participação nestas iniciativas carece de inscrição prévia, que poderá ser feita em espaço próprio, no ‘site’ do DIÁRIO de Notícias em www.dnoticias.pt.