“É seguro, com certeza”

13 Mar 2018 / 02:00 H.

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Paulo Cafôfo, a presidente da Associação de Comércio e Indústria do Funchal (ACIF), Cristina Pedra, e o Comandante Regional em suplência da PSP, o Superintendente Oliveira Martins, acompanharam, ontem, uma equipa da Polícia de Segurança Pública em périplo pelas lojas de comércio da baixa funchalense, na ‘estreia’ da operação ‘Comércio Seguro’.

Esta iniciativa desenvolvida pela CMF, em parceria com a PSP e com a ACIF, vai decorrer durante toda a semana, e prevê a deslocação porta-a-porta de várias equipas (cada uma com um elemento da CMF, da ACIF e da PSP) que irão distribuir um desdobrável em papel, com as equipas a desenvolverem, no local, a mensagem respectiva às boas práticas de segurança que constam do desdobrável.

O ‘flyer’ entregue aos comerciantes terá, igualmente, uma parte destacável e prevê o preenchimento de dados do interesse dos parceiros desta operação.

Apesar de tratar-se, sobretudo, de uma campanha de sensibilização para o comércio seguro, esta acção permitirá também às entidades parceiras elaborar uma base de dados, com informações sobre a segurança das lojas do Funchal. Dados estes que serão, posteriormente, analisados e divulgados.

De acordo com Cristina Pedra, as preocupações com a segurança levantadas por esta campanha não têm por base um aumento do número de furtos no Funchal: “Não, há nenhum aumento [do número de furtos] o que existe é uma prevenção”. A opinião é partilhada por Paulo Cafôfo que, sem hesitar, garantiu: “[O comércio no Funchal] é seguro com certeza”, ressalvando no entanto que é preciso assegurar que essa segurança seja “sustentável e perdure”.

O autarca sublinha, ainda, que esta acção desencadeada pelo Município “decorre do Programa de Revitalização do Comércio e Serviços do Funchal, com vista ao incremento da segurança urbana, por via da sensibilização dos nossos comerciantes, estando igualmente em linha com o policiamento de proximidade, que já é praticado pela PSP”.

Conselhos aos comerciantes

Os conselhos aos comerciantes funchalenses são da mais diversa ordem, sendo de destacar, desde logo, três questões centrais: a videovigilância, as grades e os fechos duplos nas portas e janelas, e o alarme, com o especial cuidado de se anunciar que ele existe.

O desdobrável, elaborado em conjunto pelas entidades parceiras, aborda ainda a forma como os lojistas devem gerir o seu fluxo normal de receitas, nomeadamente em termos de valores mais elevados em caixa, e deixa recomendações a respeito de cofres, chaves e arrumação de prateleiras e produtos no espaço da loja. A boa articulação com os vizinhos também é valorizada, sendo considerada uma mais-valia recíproca, e é ainda salientada a importância de uma mudança periódica de rotinas.

Por fim, deixa-se claro qual deve ser o comportamento perante uma situação de furto e, ainda, conselhos úteis em caso de avisos meteorológicos.

CMF, ACIF e PSP iniciaram, ontem, a operação ‘Comércio Seguro’.
Foto André Gonçalves

Outras Notícias