Ribeira Brava centrou atenções do PSD-M

Estão fechadas as comissões políticas, com os olhares postos em sete mesas

07 Dez 2017 / 02:00 H.

Estão eleitas as 54 comissões de freguesia do PSD-M. De uma ponta à outra da ilha, e Porto Santo, incluído. Mas era no concelho da Ribeira Brava que residia maior expectativa porque das quatro localidades, Tabua, Serra de Água, Ribeira Brava e Campanário, as três primeiras, tinham duas listas concorrentes, ou seja adivinhava-se que poderia existir uma acesa disputa, em particular na Serra de Água.

Por haver poucos militantes com quotas pagas e por existir dois candidatos fortes (Rui Gouveia e Jorge Santos). Um ex-vereador e outro ex-presidente de Junta. Ganhou Jorge Santos.

Na comissão da Ribeira Brava, como esperado, Clara Tiago venceu com expressivos (143-44), embora surgissem acusações que a deputada pagou quotas de militantes amigos para votarem em si. Seja como for, para a história fica a vitória da advogada. Renova o mandato.

Um pouco mais afastado dali, na Tabua, venceu Luísa Ponte, com controvérsia na véspera. A sua adversária, Irene Fernandes chegou a ser acusada de ter elementos que integraram a lista de Ricardo Nascimento. Ontem aparentemente estava tudo sanado.

Na Ponta do Sol, também residia curiosidade em saber se Rui Marques venceria Francisco Góis. Venceu. O ex-presidente da Câmara Municipal sucede a Juvenal Silva, marcando posição para uma eventual eleição na concelhia. O peso político do ex-autarca continua a fazer diferença. O ex-edil obteve 87 votos contra 49, que ainda assim, para alguns militantes chegou a ser surpreendente.

No Porto da Cruz Gil Zacarias ganhou a Eugénio Lemos (23-18) mostrando ao companheiro de partido que continua a granjear simpatia na localidade.

Em Santa Cruz a vitória pendeu para Agostinho Alves que teve como adversário Sidónio Fernandes que já chegou a ser deputado social-democrata. Votaram 124 militantes, 68 dos quais votaram em Alves e 56 em Fernandes.

Por fim, em Santa Maria Maior, Celso Mendes venceu por uma margem de 12 votos (60-40).

Outras Notícias