Dezembro começou com cinco mil no porto

Duas escalas de navios geraram movimento interessante

02 Dez 2016 / 02:00 H.

O Porto do Funchal vai ter o seu segundo melhor e mais movimentado mês do ano, em termos de escalas de navios de cruzeiro. Dezembro deverá contar com 38 escalas, apenas suplantado pelo mês de Abril, em que estiveram cá mais de 28.500 passageiros em 46 navios em escala.

Ontem, primeiro dia do último mês de 2016, feriado nacional, estiveram no Porto do Funchal um total de 5.027 pessoas, entre passageiros e tripulantes, que chegaram cá em dois navios.

Logo pela manhã e cruzando-se com o navio-ferry Lobo Marinho que saía para mais uma viagem até ao Porto Santo, chegaram praticamente ao mesmo tempo o ‘AIDAcara’, o primeiro a atracar no primeiro lugar do molhe da Pontinha, e o ‘MSC Magnifica’, logo atrás no mesmo cais.

Segundo informação disponibilizada pela Administração dos Portos da Madeira, o ‘AIDAcara’ veio dos Açores, do porto da Praia da Vitória, com 1.059 passageiros e 426 tripulantes. Pernoita na Madeira e hoje, pelas 8h00, navega para Lanzarote, nas ilhas Canárias.

Já o ‘MSC Magnifica’ veio de sul, proveniente de Santa Cruz de Tenerife, atracou pouco depois com 2.607 passageiros e 935 tripulantes a bordo. Saiu algumas horas depois, pelas 17h00, rumo a Málaga, no sul do Espanha continental.

Mais 36 escalas previstas

Além destas duas escalas, estão previstas mais 36 ao longo deste movimentado mês de Dezembro, sendo certo que amanhã, sábado, começa o verdadeiro corrupio de navios de cruzeiro, ainda que com 11 dias sem qualquer navio atracado.

Na lista de previsão de escalas que a APRAM publica e actualiza regularmente, segue-se o ‘Albatros’ já neste sábado, 3 de Dezembro, navio que vem de Málaga e segue para Tenerife. Este navio que foi construído há mais de quatro décadas (1973), já ostentou outros cinco nomes, oito companhias que já operaram nestes 43 anos e dois países de registo, Noruega e Bahamas. Tem capacidade máxima para 536 passageiros.

Se no domingo deve escalar o Funchal apenas um navio, o ‘Seaborn Odyssey’, na próxima segunda-feira, 5 de Dezembro, chegam quatro navios, todos de manhã. O ‘Thomson Majesty, o ‘AIDAblu, o ‘Saga Saphire’ e o ‘Braemar’. Este último deverá chegar perto do meio-dia, completando um dia de casa cheia, mas também será o único a pernoitar, só saindo ao final da tarde de terça-feira, dia 6, já na companhia do ‘Mein Schiff 2’ e do ‘AIDAsol’ (este a entrar na baía ainda na primeira hora da noite).

Dia 31 é ‘O Dia’

Seguem-se vários dias com múltiplas escalas e, como referido, praticamente um terço do mês sem qualquer escala e com o porto disponível.

Muitos, claramente agendam as suas escalas para coincidir com a passagem de ano, no dia 31 de Dezembro. Este será o dia, como é tradicional, com maior movimento de navios e pessoas no Porto do Funchal, e isto há várias décadas, tudo por causa da fama que, ano após ano, a noite de Fim de Ano no Funchal tem granjeado.

Neste dia estão previstos oito navios atracados no porto e nas zonas delimitadas previamente dada a enchente à espera das ‘12 badaladas.

Última nota: apesar do número interessante de escalas neste mês, este será o pior Dezembro pelo menos desde 2011. Nestes cinco anos anteriores, o número de escalas foi sempre superior a 40 navios, sendo que 2014 foi o melhor, com 50 escalas.