David Fernandes foi 22.º no mundial de canoagem

O outro madeirense, Marco Gomes, classificou-se

20 Nov 2017 / 02:00 H.

Os canoísticas madeirenses David Fernandes e Marco Gomes tiveram prestações positivas na prova de 22 km em surfski, no Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar, que se disputou ontem de manhã em Hong-Kong.

Numa competição que teve a presença de 48 participantes, David Fernandes obteve o 22.º lugar, com o tempo de 1:47:01, ao passo que Marco Gomes alcançou a 28.ª posição, com o tempo de 1:51:24.

O melhor português foi o vetereno Oscar Chalupsky, nascido na África do Sul, que terminou a prova no 11.º lugar, ao gastar 1:39.17 horas para cumprir os 22 quilómetros do percurso. O australiano Cory Hill sagrou-se campeão do mundo, com o tempo de 1:31.55 horas, à frente dos sul-africanos Hank McGregor (1:32.20) e Eduard Mocke (1:32.53).

Madeirenses satisfeitos

No final, David Fernandes considerou que esta “foi uma fantástica experiência”, acrescentando que “apesar de ter algum conhecimento de surfski, ainda tenho muito para evoluir”.

Prosseguindo: “Nos primeiro sete quilómetros de prova tive alguma dificuldade no equilíbrio do barco, mas quando chegámos à parte do ‘downwind’ senti-me mais à vontade e deu para recuperar algumas posições”, disse David Fernandes, antes de concluir: “Para a preparação que tenho nesta altura, posso dizer que estou satisfeito com o resultado”.

Por seu lado, Marco Gomes reconheceu que “o resultado podia ser melhor mas as condições eram fantásticas e foi uma experiência incrível puder competir com uma elite mundial de surfski que está cada vez mais forte”.