Cortejo vai contar com 11 trupes

Secretaria do Turismo assume que este será o maior desfile da última década

10 Jan 2018 / 02:00 H.

A contagem decrescente para o Carnaval já começou, com os foliões a ‘sambarem’ na Avenida do Mar no dia 10 de Fevereiro. Quando tudo indicava que apenas 9 trupes iriam desfilar, eis que a secretaria do Turismo decide apoiar 11 grupos, sendo que este deverá ser o maior desfile de Carnaval da última década. A programação de Carnaval arranca no dia 7 de Fevereiro, prolongando-se até 18 do mesmo mês, com muito animação nas ruas do Funchal.

De recordar que, tal como o DIÁRIO noticiou no mês passado, as trupes ‘Sorrisos de Fantasia’ e a ‘Tramas e Enredos’ tinham ficado de fora do concurso lançado pela secretaria do Turismo, referente ao grande desfile alegórico. No entanto, após aval das Finanças e de discussão em Conselho de Governo, ficou decidido alargar o apoio para conseguir contar com mais dois grupos do que o habitual.

A situação deixa a tutela satisfeita, dado que, conforme expresso ao DIÁRIO pelo gabinete da secretária regional do Turismo e Cultura, “esta maior participação, possível na sequência da aprovação do Orçamento Regional para 2018, vem permitir que exista uma maior diversidade no desfile, enriquecendo-o e valorizando-o face à proposta inicial”.

Apesar de nem todos os projectos concorrentes serem abrangidos, a secretaria acredita que esta medida “é do agrado das trupes e, acima de tudo, dos seus participantes e de todos os que, anualmente, dão o seu melhor para abrilhantar e reforçar a afirmação e notoriedade deste cartaz turístico”.

Descobrimentos dão mote para mais um Carnaval da Madeira

‘Madeira – 6 séculos de alegria’ é o tema escolhido pela secretaria para lançar o cortejo alegórico deste ano. Deste modo, também o Carnaval junta-se às comemorações dos 600 anos do Descobrimento da Madeira e Porto Santo.

Com partida da rotunda do porto do Funchal, tal como habitual, será o grupo de João Egídio o responsável por abrir o corso. Seguem-se a Escola de Samba ‘Caneca Furada’, a Associação de Animação ‘Geringonça’, a Associação ‘Fura Samba’, a Escola de Samba “Os Cariocas”, a ‘Turma do Funil’, a Associação ‘ANIMAD’, a Associação Cultural ‘Império da Ilha’. Quanto a novidades, poderá contar com o grupo ‘Fitness Team’ e a Associação de Animação ‘Tramas e Enredos’ e os ‘Sorrisos de Fantasia’, estes dois últimos que não faziam parte da listagem inicial.

Em breve, será anunciada pela tutela a restante programação alusiva à época carnavalesca, que deverá tornar a contar com a habitual animação e decoração típica das Festas de Carnaval, onde não faltará música ambiente e as iluminações na Placa Central da Avenida Arriaga.

Tal como já tinha sido avançado, as tendinhas regressam a este espaço central da baixa do Funchal, onde também serão uma constante as actuações das bandas filarmónicas, mas também as actividades dirigidas para as crianças e jovens, as arruadas e as bandas carnavalescas a interagirem com o público.

De resto, a Madeira continua a ‘fazer jus ao ditado popular programa três dias de intensa folia, com quatro desfiles. Assim, o programa mantém o ‘Carnaval das Crianças’ e o ‘Carnaval Solidário’, ambos previstos para a sexta-feira, dia 9 de Fevereiro, o Carnaval na Avenida, no dia 10, e o tradicional Carnaval Trapalhão, de participação livre, a ter lugar na terça-feira de Carnaval, ou seja, no dia 13 de Fevereiro.