Congresso nacional ‘já mexe’

Miguel Albuquerque vai a Lisboa defender a autonomia política com Rui Rio

Lisboa /
09 Fev 2018 / 02:00 H.

    O 37.º Congresso Nacional do PSD realiza-se entre 16 e 18 de Fevereiro, em Lisboa, e Miguel Albuquerque é o principal subscritor de uma moção que será apresentada aos congressistas.

    “As linhas gerais são no fundo a matriz da autonomia política. É fundamental que a autonomia seja valorizada e discutida a nível nacional e há um conjunto de questões que em sede constitucional não estão a ser cumpridas no âmbito daquilo que deve ser a solidariedade interterritorial”, afirmou o presidente do Governo Regional.

    As questões abordadas no documento apresentado por Miguel Albuquerque passam pela coesão económico-social e de mobilidade, transportes, assunção de custos “relativamente a matérias que devem ser assumidas pelo Estado”, no fundo, segundo o líder do executivo, “questões que não são resolvidas”, como é o caso da mobilidade marítima, onde na sua óptica o Governo Central é “quem deve de assumir os custos do transporte”, uma vez que nas Canárias”, a título de exemplo, “o Governo Espanhol assume 50% ou mais” desse encargo.

    Outras Notícias