‘Confiança’ quer reforçar competências das juntas de freguesia

“As juntas do PSD receberam, neste período, mais do que as juntas da nossa coligação”

17 Set 2017 / 02:00 H.

O líder da Coligação Confiança (PS-BE-JPP-PDR-Nós), Paulo Cafôfo, esteve, ontem à tarde, nos Ilhéus, na freguesia da Sé, para anunciar que, no próximo mandato, a coligação vai reforçar as competências das juntas de freguesia do Funchal.

“Ao longo dos últimos anos, temos olhado para as juntas de freguesia como o poder mais próximo das pessoas e temos-lhes dado todas as condições necessárias para poderem servir os cidadãos da melhor forma. É por isso que celebrámos acordos de execução com todas elas, atribuindo-lhes competências que eram exercidas pela CMF, com a correspondente transferências de verbas e logística para desempenhar bem essas funções”, disse.

Paulo Cafôfo explicou que, ao longo do actual mandato enquantopPresidente da Câmara Municipal do Funchal, “foram transferidos, para as dez juntas de freguesia do concelho, cerca de 5,2 milhões de euros”. “Este montante é superior em 1,1 milhões de euros à totalidade das receitas das Juntas provenientes do Orçamento do Estado, pelo que o Município do Funchal é hoje a sua principal fonte de financiamento”, reforçou.

O líder da ‘Confiança’ destacou, igualmente, “a postura democrática, séria e transparente do actual executivo em todo este processo, porque as juntas presididas por eleitos do PSD [Santo António, Monte, São Roque, Santa Luzia e Sé] receberam, neste período, mais do que as juntas da nossa coligação”. “Isto tem a ver com a forma como encaramos o poder local e o reforço desse poder. É por isso que, no próximo mandato, vamos não só reforçar as competências das juntas , como apostar no reforço de verbas, meios e de recursos humanos. Se as juntas têm responsabilidades, têm de ter as condições para exercê-las”, acrescentou.

À margem de uma iniciativa de campanha da candidatura da Coligação Confiança à Junta de Freguesia da Sé, encabeçada por Raquel Aguiar, que levou a cabo, durante todo o dia, um rastreio de saúde gratuito para a população, na zona dos Ilhéus, Paulo Cafôfo enalteceu, por fim, que “a Coligação Confiança tem tido iniciativas de campanha diferenciadoras e hoje foi ocasião de promover uma campanha de saúde, que aposta no rastreio e nos conselhos de prevenção”.

“O camião participativo da Confiança serviu, desta vez, para disponibilizar este serviço, ao mesmo tempo que informamos a população daquelas que são as nossas propostas para a cidade do Funchal, sendo que a promoção de políticas de Saúde será uma das novidades do nosso Programa Eleitoral”, referiu, concluindo que, em termos de descentralização de competências, “também temos de valorizar aquilo de que cada freguesia precisa e, neste campo, a Sé, que tem uma população tendencialmente envelhecida, será uma das freguesias que mais poderá beneficiar do reforço de competências na área da Saúde”.

Outras Notícias