Celebração do Dia Olímpico “é tributo à Região”

Nove atletas, quatro técnicos e cinco dirigentes presentes hoje na Praça do Povo

23 Jun 2017 / 02:00 H.

As celebrações do Dia Olímpico serão pela primeira vez assinaladas na Madeira, Região que já ‘ofereceu’ cerca de 20 atletas para as diferentes modalidades que representaram Portugal nos Jogos Olímpicos.

Esta foi uma das razões que motivaram José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), em querer assinalar esta data numa ilha que “tem dado um significativo contributo” em termos de atletas, frisou o representante do COP, que exemplificou outro dos porquês das festividades se realizarem na Madeira.

“Pertence à Região o atleta com mais presenças nas diferentes edições dos Jogos Olímpicos e havia esta falha”, confessou José Manuel Constantino, que agora vê colmatada esta lacuna por si identificada, colaborando na organização de diversas iniciativas a decorrer durante o dia de hoje em parceria com a Secretaria Regional da Educação e a Direcção Regional da Juventude e Desporto, instituições governamentais que se fizeram representar por Jorge Carvalho e David Gomes, respectivamente, na ocasião da apresentação do Dia Olímpico no Complexo das Piscinas Olímpicas do Funchal, na Penteada, em Santo António.

David Gomes frisou a vontade em ver “toda a população a marcar presença” neste evento que se inicia com o hastear da bandeira, pelas 9h30, no Cais do Funchal, como também a exibição de 13 atletas olímpicos regionais e nacionais, na Praça do Povo, de forma a que a população possa “experienciar as actividades desportivas”, como também “conferenciar” com os próprios desportistas.

Por sua vez, Jorge Carvalho, realçou o interesse do Governo Regional em criar as condições necessárias para formar atletas de alto nível e elevado potencial, para que possam “atingir altos níveis de competitividade”.

De acordo com o programa, haverá actividade física pela parte da manhã e uma componente mais didáctica na parte da tarde, sendo que a iniciativa finda às 18h30 com a apresentação de um livro.