Calor “normal” fora de época

Temperatura no Funchal atingiu os 33,4ºC durante o dia e 28,1ºC de madrugada

05 Out 2017 / 02:00 H.

O tempo quente que esta semana chegou a ultrapassar os 30 graus previstos de temperatura máxima para o Funchal, apesar de já não tão quente, deve continuar nos próximos dias ainda com valores elevados da temperatura máxima.

De acordo com os registos nas 19 estações meteorológicas colocadas no arquipélago, na terça-feira, dia 3, a temperatura chegou a passar dos 33 graus no Funchal e a ficar perto dos 32, no Lugar de Baixo (Ponta do Sol).

Este calor fora de época “é normal na Madeira”, garante Victor Prior, o Delegado Regional da Madeira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), tendo em conta o histórico de episódios de temperaturas altas registadas sem ser no Verão.

O meteorologista lembra que “no ano passado, na última semana de Setembro, ou seja, com apenas uma semana de diferença ao período homólogo que agora se vive, houve uma situação muito semelhante a esta, onde a temperatura máxima passou dos 30 graus”. Recorda também que “em meados de Outubro de 2016 ocorreu uma situação de dias quentes. Portanto, não é nada de novo em termos meteorológicos na Madeira”, assegura o responsável na Região pelo IPMA.

O ‘pico’ de temperatura anteontem sentido ao início da tarde na capital madeirense esteve perto de atingir ou mesmo ultrapassar o recorde de calor em Outubro, que é de 34,1 graus, registado a 20 de Outubro de 1995.

No histórico da temperatura do ar no Funchal, entre Março e Outubro, o maior valor da temperatura máxima ficou acima dos 30 graus.

Para hoje, feriado, a temperatura máxima prevista para o Funchal é de 28 graus e céu em geral pouco nublado, razão pela qual mantém-se o aviso amarelo do IPMA. A mesma previsão para amanhã, com ligeira mudança em perspectiva no fim-de-semana, mantendo-se os valores da temperatura.

“Vai manter-se o calor com temperaturas máximas na ordem dos 27/28 graus, embora no sábado prevê-se alguns aguaceiros e chuviscos nas regiões montanhosas e na Costa Norte, em princípio, mas nada de muito significativo”, sublinhou.

O tempo quente dos últimos dias tem-se feito sentir também durante a noite, ao ponto de na madrugada de ontem, às 3h40 a temperatura ter atingido os 28,1 graus no Observatório do Funchal. Ainda na noite de ontem, a temperatura mínima mais alta foi registada em Santa Cruz, com o ‘mercúrio’ a não baixar dos 22,6 graus (6h50).

Máx. absoluta registada em Outubro (1995)

Máx. registada esta 3ª feira

Min. mais alta, registada 3ª feira (Santa Cruz)

Outras Notícias