Cacifos para sem-abrigo instalados até segunda

20 Mai 2017 / 02:00 H.

Os cacifos destinados às pessoas em situação sem-abrigo vão ser instalados no Campo da Barca entre hoje e a próxima segunda-feira. A novidade foi avançada ontem pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, por ocasião da conferência ‘Estar Sem Abrigo’, que teve por objectivo dar a conhecer os ‘Cacifos Solidários’, um projecto da CMF em parceria com a Associação Conversa Amiga (ACA).

Ao todo, serão instalados 12 cacifos que irão permitir à população sem-abrigo guardar os seus pertences em segurança, referiu Paulo Cafôfo, acrescentando que haverá também dois técnicos especializados (psicólogos) para cada pessoa que depois será acompanhada por voluntários que terão formação certificada pela ACA.

Isto, porque segundo o presidente, que defende que a autarquia tem tido uma acção proactiva no que diz respeito a esta causa, “além de ter vontade de ajudá-los é preciso saber como ajudá-los”.

Cafôfo disse ainda que a instalação destes cacifos é o primeiro passo dado pela autarquia para ajudar estas pessoas mas que o objectivo é num futuro próximo retirá-las da rua.

“É muito mais que um armazém ou um lugar para guardar coisas porque cada cacifo terá uma pessoa sem-abrigo e é uma forma de termos um contacto com elas e, através desse contacto, fazer um trabalho que implica confiança, conhecer as pessoas porque cada caso é um caso”, concretizou, salientando que é a conjugação do trabalho em rede que permite ajudar “com dignidade” as pessoas que neste momento estão a viver na rua.

Outras Notícias