Ana Teresa Pereira conquista o Brasil

Vencedora do prémio oceanos, a autora começa a ser reconhecida no brasil

Brasil /
14 Fev 2018 / 02:00 H.

A primeira mulher a vencer o Prémio Oceanos, na sua 15ª edição em 2017, com o romance Karen começa a ficar conhecida no Brasil. A obra da portuguesa Ana Teresa Pereira, publicada em Portugal pela Relógio D’Água, chega pela primeira vez aos leitores brasileiros pela mão da Todavia.

O livro, apontado pelo júri da edição 2017 do prémio como “um misterioso e cinematográfico percurso por duplos imaginários” é um dos grandes destaques da revista Veja. Na publicação, a autora, que é natural do Funchal, disse que Karen é um livro “escrito pelo lado de dentro”.

A autora publicou o seu primeiro romance em 1989 e possui mais de quarenta obras, muitas dentro do universo infantil. Natural de Funchal, é considerada reclusa por dar poucas entrevistas e quase não haver fotos suas na internet.

À Veja, afirmou que é “um pouco solitária”, algo que se intensifica quando está no processo de criação de um livro. Na entrega do prémio, Ana Teresa teve de falar com os jornalistas e respondeu às perguntas através do Facebook, com ajuda da jornalista Ana Sousa Dias.

O livro conta a história de uma jovem que acorda num quarto desconhecido com alguns arranhões e não consegue se lembrar do que aconteceu, nem de quem são as pessoas da casa, que a tratam com muita familiaridade, mas como se fosse uma outra pessoa. Sem saber em que acreditar, Karen vive entre as duas personalidades numa narrativa tensa e misteriosa.

Outras Notícias