Amaro Bento vem ensinar artes marciais

A iniciativa ocorre de 17 a 19 de Novembro, nos Bombeiros da Ribeira Brava

08 Nov 2017 / 02:00 H.

A Madeira recebe um ciclo de formação de artes marciais, que será ministrada por Amaro Bento, mestre em Pencak Silat. Treino para forças de segurança, defesa de terceiros e defesa com armas são as formações que irão decorrer nos dias 17, 18 e 19 de Novembro, no salão dos Bombeiros Voluntários de Ribeira Brava.

O ciclo de formações é dirigido sobretudo aos civis, com o objectivo de resgatar o conceito de “coragem civil” e, assim sendo, dotar os participantes de competências chave, de forma a que sejam capazes de salvaguardar a sua própria segurança e a de terceiros. “Somos responsáveis uns pelos outros. Não podemos virar as costas às situações de agressão e fingir que não é connosco. Quem se omite também é cúmplice”, afirma o formador que foi também um dos supervisores da segurança de intervenção durante o Campeonato Europeu de Futebol de 2008, nos jogos do Euro disputados na Suíça.

Amaro Bentom, formador de VIP Protection (guarda-costas), disse ainda que serão facultadas as ferramentas necessárias para que os formandos terminem o curso a saber “defender-se a si e quem os rodeia”, tendo realçado que “a importância da defesa de terceiros assume diferentes vertentes”.

Além dos profissionais, cuja actividade está intimamente ligada à segurança, afirma que “a formação apresenta mais-valias também para quem, no exercício das suas funções, lida com situações inesperadas de ameaça à integridade física de terceiros”, dando como exemplo a Segurança Social, as Finanças e os hospitais-

Já o treino intensivo de defesa de ataques com armas de fogo, bastão e armas brancas vai permitir que os participantes estejam preparados para um possível ataque. Como armas de defesa e de ataque, as armas brancas são as mais utilizadas em todo o mundo, já os ataques com armas de fogo decorrem sobretudo em contextos de ameaças e assaltos.

Durante a formação, será dada especial atenção à componente psicológica, com o intuito de diferenciar o agir e o reagir. E quanto aos ataques com bastão, existe alguma controvérsia quanto à sua utilização que será abordada de forma detalhada durante a formação. “Todos nós temos alguém com quem nos preocupamos e precisamos proteger e, neste sentido, as técnicas de defesa de terceiros funcionam como uma segurança que damos a quem nos é importante”, sublinha o formador, que criou o método ACDS-Ambo Combat Defense System, “resultado de mais de 20 anos de experiência que reúne o melhor de cada arte marcial para auto-defesa e competição”.

As inscrições podem ser feitas em office@amboevents.com ou para o número de telemóvel 915169077. O valor de inscrição por cada formação é de 35 euros.

Outras Notícias