‘Adormecidos’ pelo apito inicial

Nacional sofreu golos madrugadores com Sporting B e Académica

07 Nov 2017 / 02:00 H.

Se antes as etapas finais dos jogos eram críticas para o Nacional, agora os momentos iniciais motivam alguma preocupação. Frente ao Sporting B, em casa, a equipa madeirense sofreu o golo aos 2 minutos. No passado domingo, em Coimbra, foi logo na primeira jogada, estavam decorridos... 13 segundos. Estas desatenções iniciais vão merecer o cuidado de Costinha, já que não quer ver repetido este cenário, pois é algo que acaba por condicionar toda a estratégia delineada para o jogo. Sofrer um golo a frio é sempre um factor perturbador, galvaniza o adversário e eleva o nível de dificuldade: não só é necessário correr atrás do prejuízo, como enfraquece a equipa em termos emocionais. Um golpe muitas vezes demasiado duro.

Prova disso o facto de o Nacional demonstrar dificuldades para reagir a esses golos madrugadores. Com o Sporting B apenas chegou ao empate praticamente no último lance do encontro, quando Ricardo Gomes marcou na transformação de uma grande penalidade. Em Coimbra, diante da Académica, a equipa orientada por Costinha já não conseguiu evitar a derrota motivada pelo tal golo de Donald Djoussé, logo aos 13 segundos, pouco depois do apito inicial do árbitro.

O Nacional volta a atravessar uma fase menos boa, pois somou um ponto nos últimos três jogos. A pausa no campeonato vai permitir a Costinha rever alguns dos aspectos a melhorar, algo que terá de ser feito no imediato, numa fase em que ainda é possível recuperar a distância pontual para os adversários directos na luta pela subida de divisão. O Académico de Viseu está a oito pontos, o Santa Clara a seis, tendo também Leixões, Académica e Famalicão pelo meio. O FC Porto B é 2.º classificado, mas não entra nas contas da subida.

O plantel alvinegro regressa esta tarde ao trabalho, com o treino marcado para as 16 horas, no Estádio da Madeira. O próximo jogo é só no dia 19 de Novembro, em Coimbra, para a Taça de Portugal, e por isso agora é tempo de procurar soluções para evitar os erros cometidos recentemente.

Outras Notícias