Adeptos à pedrada geram caos na ‘baixa’

13 Dez 2017 / 02:00 H.

Vários adeptos do Clube Sport Marítimo e do Sporting Clube de Braga entraram em confronto, durante a noite de segunda para terça-feira, e provocaram desacatos no centro do Funchal. Segundo o que o DIÁRIO apurou, a discussão aconteceu cerca das 1h00 e acabou com a montra do McDonald’s da Avenida do Mar vandalizada depois de vários homens terem atirado pedras.

De acordo com taxistas que se encontravam no local, os adeptos de ambas as equipas serviram-se das pedras de calçada, dispostas no passeio causa das obras que a Câmara Municipal do Funchal está a fazer, e atiraram-nas uns contra os outros. De seguida, alguns dos adeptos do Braga terão entrado para a loja, munidos com pedras, enquanto os da equipa contrária ficaram no exterior. “Começaram a apedrejar os vidros. Tanto os de dentro como os de fora”. A montra do McDonald’s, que tem vidros duplos, está rachada tanto pelo exterior como nos vidros interiores - levando a querer que também foram atiradas pedras do interior da loja para a rua. O gerente e funcionários do McDonalds não quiseram prestar declarações.

A PSP foi chamada ao local para “acalmar os ânimos”, conta um dos taxistas, avançando que uma cliente que se encontrava no espaço na altura dos confrontos terá sido atingida com uma pedra: “Disseram-me, eu não vi”, diz a mesma fonte.

“Já no grupo Ocorrências da Madeira (Facebook), há também relatos de quem estaria no local quando os desacatados começaram e a versão é diferente: “Lamentável o que alguns adeptos do Marítimo acabaram de fazer no McDonald’s da Avenida do Mar onde estavam adeptos do clube visitante a comer e, pura e simplesmente, começaram a apedrejar, a atirar cadeiras de ferro de uma esplanada para dentro deste estabelecimento - onde estavam famílias, duas delas com senhoras grávidas. A preocupação dos adeptos do Braga, que também estavam em choque pois não entenderam o que se estava a passar, foi tirar dali todos quantos puderam para que nada de grave acontecesse”, escreveu Sónia Pereira na página da rede social.

O Clube Sport Marítimo e o Sporting Clube de Braga defrontaram-se na noite de segunda-feira no Estádio dos Barreiros, jogo que os madeirenses venceram por 1-0. Também há relatos de confusões entre os adeptos dos dois clubes, ainda dentro do Estádio.

Apesar de apresentar os vidros danificados, a loja funcionou com o horário comum durante o dia de ontem e, durante a tarde, os vidros já estavam disfarçados com uma protecção verde escura.