‘(a)Riscar o Património’ no desenho

Exposição nacional junta trabalhos de vários autores. Na Qta. do Revoredo

09 Fev 2018 / 02:00 H.

A Quinta do Revoredo – Casa da Cultura de Santa Cruz abriu ontem uma nova exposição, uma mostra de desenhos, de todo o país, integrada no projecto ‘(a)Riscar o Património’. Estes trabalhos da autoria dos Urban Sketchers Portugal são apresentados na sala do 2.º Piso da Casa da Cultura, enquanto continua patente ao público a exposição de Paulo Sérgio BEJu ‘Corpo Levantado’ na zona inferior.

Em 2016 Santa Cruz associou-se à iniciativa nacional, promovendo uma jornada de desenho livre inspirado no ambiente circundante e tendo por base um tema. A exposição é resultado da participação do município no projecto, é uma iniciativa da DGPC - Direcção-Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, que teve início em 2014, integrada nas comemorações das Jornadas Europeias do Património. Desde o primeiro ano que os Urban Sketchers Portugal – Madeira se juntaram à iniciativa.

“Associar a representação do património com o desenho, na sua vertente mais imediata e espontânea, dá o mote para este projecto, que tem como base a reunião, em vários sítios mas num mesmo dia, entre sketchers, ilustradores, artistas ou simples amantes do desenho, e que entra, em 2017, na sua quarta edição”, podemos ler no texto de divulgação.

“O Município de Santa Cruz e a Casa da Cultura de Santa Cruz - Quinta do Revoredo, ao associarem-se a esta iniciativa, escrevem mais uma referência nesta geografia sentimental que agrega o universo de todos os que riscam e arriscam – no desenho, no património e na vida”.

Em 2014 o tema foi ‘Património’; em 2015 ‘Património Industrial’; em 2016 ‘Comunidades e Culturas’ e em 2017 ‘Património e Natureza: Pessoas, Lugares, Histórias’.

Os trabalhos da exposição ‘(a)Riscar o Património’ ficam expostos até ao dia 10 de Março.

A título de curiosidade, este projecto criado para incentivar a representação do património através do desenho está aberto a todos quantos queiram experimentar desenhar, usando várias técnicas e materiais. Nas páginas do Facebook dos Urban Sketchers pode ver vários exemplos.