‘Ponto e Vírgula’ ganha ‘Grande Ideia’

27 Set 2016 / 02:00 H.

O DIÀRIO vai continuar a publicar o ‘Ponto e Vírgula’, o suplemento mensal de e para estudantes,  que regressa às bancas a 25 de Outubro próximo.


A estrutura da segunda série está já definida. Envolve oito edições e apresenta como novidades uma versão digital actualizada, bem como o concurso ‘Grande Ideia’.

Trata-se de uma iniciativa que visa promover e incentivar os desenvolvimento das capacidades criativas dos jovens das 15 escolas com ensino secundário da Região em modalidades como: conto, poesia, ilustração, fotografia, reportagem, investigação histórica e vídeo.


A nova dinâmica do ‘Ponto e vírgula’ foi ontem apresentada no auditório do Museu da Electricidade, num evento que contou com a presença do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, do administrador da Empresa Diário de Notícias, José Câmara, entidades que em Novembro de 2015 assinaram um protocolo de cooperação tendo em vista a produção, publicação e divulgação do suplemento dedicado ao sector da educação, sem qualquer custo para o erário. 


Uma experiência que serviu para valorizar as escolas e o processo educativo, para elucidar a opinião pública e para dar voz à e vez à criatividade dos estudantes, factores que Jorge Carvalho sublinhou. Até porque “é na escola e através desta que se consegue alterar a nossa condição social”, sublinhou o governante, na sessão coordenada pelo gabinete de Imagem e Protocolo da SRE e em que participaram membros dos conselhos directivos das escolas.


O ‘Ponto e Vírgula’ define-se como espaço informativo destinado aos jovens estudantes da Região e que prevê a divulgação de boas práticas de utilização de jornal em contexto educativo. Dar voz aos diversos agentes da comunidade educativa; aproximar as escolas  da comunidade; incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica;  desenvolver a criatividade, a capacidade de análise, pesquisa e reflexão dos alunos; incentivar hábitos de leitura, escrita, desenho e fotografia; incutir nos discentes o gosto pela cultura escolar; e divulgar as actividades e os trabalhos da comunidade escolar são propósitos para manter.


O sucesso da primeira série, elaborada durante o ano lectivo 2015/16, foi enfatizado ontem. “pela capacidade que teve em  mostrar talentos e a riqueza de conteúdos”, mas também “em dissipar desconfianças”, referiu José Câmara.  Rendeu 7 números, contou com a participação directa de cerca de 500 alunos, apoiados por 200 professores das escolas  secundárias da Região.


O suplemento começou com oito mas depressa cresceu para as 16 páginas com conteúdos oriundos do meio escolar, dimensão que se manterá este ano.


Com a excepção de Outubro, o ‘Ponto e Vírgula’ surge sempre na terça-feira seguinte ao dia 15 de cada mês.


No primeiro ano a iniciativa mobilizou fortemente a comunidade escolar que, por sinal, também tem beneficiado do projecto multimédia em curso, já existente há vários anos, o ‘DIÁRIO das escolas’. Uma relação que será reforçada este ano, com formação específica na área multimédia que vai permitir ao ‘Ponto e Vírgula’ e aos diversos meios do DIÁRIO ter ‘correspondentes’ nas 15 escolas secundárias envolvidas no projecto.

 

500 alunos contribuíram para a 1.ª série do suplemento que regressa renovado a 25 de Outubro.