Portugal recebe 1 milhão de Timor-Leste

28 Set 2013 / 02:00 H.

Portugal recebe donativo generoso para ajudar as vítimas de incêndios no país

O Governo de Timor-Leste vai entregar um donativo a Portugal no valor de um milhão de dólares para ajudar as vítimas de incêndios no país.
“O Governo doou a Portugal um milhão de dólares americanos (cerca de 740 mil euros) para ajudar o país a fazer frente aos estragos provocados pelos inúmeros incêndios que têm fustigado, especialmente, os distritos do Porto, Braga e Viseu”, referiu, ontem, em comunicado, o executivo timorense.
A decisão do Governo timorense foi tomada durante uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros, realizada na quinta-feira.
Segundo o comunicado do Governo timorense, a “situação, em Portugal, devido aos incêndios, permanece extremamente crítica e envolve centenas de bombeiros e milhares de populares que lutam diariamente para controlar os efeitos devastadores dos fogos”.
“Apesar dos esforços, a perda de vidas e de bens no país irmão assumiu proporções sem precedentes que afectam milhares de pessoas em centenas de comunidades”, acrescenta.
Na semana passada, o presidente da República, Cavaco Silva recebeu no Palácio de Belém o presidente da República Democrática de Timor Leste, Taur Matanruak. Em meados de Setembro e antes de iniciar a sua deslocação oficial a Portugal, o presidente timorense também manifestou em entrevista à agência Lusa apoio e solidariedade aos bombeiros e às famílias das vítimas dos incêndios que se têm registado em Portugal.
Recorde-se que os incêndios florestais registados este ano em Portugal já provocaram a morte a oito bombeiros e ferimentos a mais de 50 operacionais.

Outras Notícias