40 mil turistas chegam até à passagem de ano

No Aeroporto Cristiano Ronaldo são esperados 19 mil passageiros a bordo de 140 voos

28 Dez 2017 / 02:00 H.

São esperados, entre hoje e o último dia do ano, cerca de 40 mil turistas. Entram pelas duas principais ‘portas’ da Região (aeroporto e porto do Funchal) e com um simples propósito na bagagem: assistir à passagem de ano, uma das mais afamadas do mundo.

Para isso, nesta operação fim-de-ano, as autoridades madeirenses prevêem a chegada de 140 voos provenientes de vários destinos e através das diversas companhias aéreas (TAP, JET2, Transavia, Easyjet, são algumas) com a previsão de trazer a bordo mais de 19 mil passageiros.

Números que satisfazem as autoridades sobretudo quando por mar chegam 10 navios transportando 20 mil turistas. De resto a administração dos portos da Madeira (APRAM) faz saber o movimento na Pontinha a 31 de Dezembro regista “o maior dos últimos 10 anos”. Escalas previstas somente para os dias 30 e 31 de Dezembro que compreendem uma dezena de cruzeiros que escolheram a ilha para assistir ao espectáculo de fogo-de-artifício que todos os anos celebra a chegada do novo ano, no qual o Governo Regional investe 976 mil euros em oito minutos de fogo disparado de 37 postos.

No entanto, em 2017, o porto do Funchal recebe 290 escalas, menos quatro do que em 2016, e a ilha do Porto Santo recebe em 2017 quatro escalas, mais uma do que no ano anterior.

Em suma a APRAM estima que em 2017 o número de turistas atinja os 540 mil, uma subida quando comparado com o ano de 2016, altura em que foram contabilizados 522.475 passageiros.

2018 mais turistas

Para o próximo ano a APRAM espera registar 291 escalas no Porto do Funchal e 10 no Porto Santo, estimando que neste lote de operações passem pela Pontinha cerca de 545 mil passageiros.

Navios que chegam

A 30 de Dezembro atraca o Balmoral. No dia seguinte será a vez do AIDAvita, Mein Schiff 2, Ventura, Marella Dream, Queen Elisabeth, Columbus, Horizon, AIDAsol, AIDAprima.

Mas há também navios que vão ficar fundeados no porto, enquanto outros ficam ao largo para assistir ao espectáculo. São os casos do Queen Elisabeth (vem de La Palma e vai para Cadiz); Columbus (vem de La Palma e vai para Lisboa); Horizon (vem de Lanzarote e vai para Las Palmas); AIDAsol – atraca às primeiras horas do dia 1 de Janeiro (vem de Tenerife e vai para Lisboa) AIDAprima – atraca às primeiras horas do dia 1 de Janeiro (vem de Las Palmas e vai para Tenerife); Balmoral (vem de La Palma e vai para Lisboa).