30 graus para amanhã e chuva para domingo

13 Out 2017 / 02:00 H.

    O tempo vai aquecer a partir de hoje e, amanhã, poderá mesmo atingir valores na ordem dos 30ºC, confirmou ao DIÁRIO o director do Observatório Meteorológico do Funchal, adiantando que nos dias seguintes a temperatura volta a descer para os 26/27ºC com alguma chuva à mistura.

    Vitor Prior explicou que “estas temperaturas estão associadas à presença de massa de ar tropical quente e seco com origem no Continente africano, transportada na circulação conjunta de um anticiclone centrado na europa e de região depressionária no norte de África”.

    Além disso, referiu que, a partir de amanhã, a Madeira será atingida por poeiras do norte de África, adiantando que “com as poeiras em suspensão e atendendo à precipitação prevista para domingo, é possível que se venha a registar a sua deposição, na forma de ‘chuva de lama’”.

    “Com a passagem do Furacão OPHELIA a cerca de 800 km a norte do Arquipélago da Madeira, durante a madrugada de domingo, deverão registar-se períodos de chuva e aguaceiros até terça-feira, sendo na segunda-feira o dia em que a previsão aponta para maiores valores da quantidade de precipitação”, acrescentou, salientando que os efeitos do furacão para Arquipélago da Madeira, em relação ao vento, precipitação e estado do mar serão, à partida, serão reduzidos. A.F.