29 fadistas amadores apresentam música com ‘alma’

A décima Gala do Fado realiza-se sábado, dia 3, no Mercado dos Lavradores

01 Dez 2016 / 02:00 H.

É já no próximo sábado que se realiza a muita aguardada edição de 2016 da Gala do Fado, uma iniciativa anual da Câmara Municipal do Funchal, através do Centro Comunitário do Funchal, que decorre na Praça do Peixe do Mercado dos Lavradores, com início previsto para as 20 horas.

Também chamada ‘Jovem na Alma e na Voz’, esta Gala do Fado, que vai para a décima edição, conta este ano com a participação de 29 fadistas amadores, com idades ente os 12 e os 83 anos, e volta a assumir o formato de concurso, sendo apadrinhada, nesta edição, pela fadista Alexandra Sousa.

À semelhança de anos anteriores, a fadista Susana Andrade é a responsável por coordenar os ensaios, que decorrem há cerca um mês, com o objectivo de “incutir nestes ‘novos fadistas’ o ritmo, o controlo da voz e a adaptação do canto ao acompanhamento dos instrumentos musicais”, conforme explica a organização.

A acompanhar os 29 concorrentes estarão músicos bem conhecidos do grande público: César Abrantes (guitarra portuguesa), Susana Abrantes (viola clássica) e Elias Ferraz (contrabaixo).

Os 29 participantes serão avaliados, este ano, por um júri composto por Paulo Ferraz (produtor musical), Micaela Abreu (Vencedora do ‘Got Talent Portugal 2016’) e Amorim Gonçalves (fadista profissional).

Além da madrinha e fadista Alexandra Sousa e da fadista Susana Andrade (que ensaiou os participantes), a gala contará ainda com os convidados Vítor Araújo e Énia Caires.

O evento, cuja apresentação será de Celina Alveno, contará com a parceria dos ginásios municipais de Santo António, de São Martinho e da Barreirinha, que proporcionarão aos utentes, uma vez mais, “uma actividade em prol da integração dos seniores na vida activa da cidade, combatendo o isolamento e promovendo a intergeracionalidade e o desenvolvimento cognitivo”.