Fitness Team estreia-se no Funchal

Este ano, a trupe pisa pela primeira vez o sambódromo do Funchal e promete arrasar

05 Fev 2018 / 02:00 H.

A Fitness Team desfila há nove anos, mas nunca pisou o sambódromo do Funchal. Depois de ter feito uma espécie de ‘aquecimento’ pelos outros concelhos, a trupe prepara-se para dar a conhecer pela primeira vez o seu potencial no cortejo alegórico do dia 10 de Fevereiro. O DIÁRIO foi conhecer os bastidores deste grupo e encontrou pessoas que vivem a 100% a época da folia.

Carina Pestana, responsável pela Fitness Team, revelou que este “é um sonho de muitos anos” que agora virou realidade e só não o concretizaram mais cedo, porque não tinham condições para desfilar na baixa citadina do Funchal. “Este ano, como é o nosso 9.º Carnaval, já temos alguma experiência devido aos desfiles realizados nas freguesias. E, por isso, decidimos arriscar, porque acho que temos bagagem suficiente para começar a fazer esse grande Carnaval do Funchal”, explicou.

Porque este ano é especial para o grupo, Carina Pestana disse que a trupe irá se apresentar de uma forma “completamente diferente”. Isto graças ao designer que elaborou um projecto de forma que a estreia ficasse marcada para sempre naquele que é o maior desfile que se realiza na Região. “Fizemos uma mudança drástica no nosso Fitness Team em termos de Carnaval. Temos muitos mais adereços, que antes não usávamos e uma indumentária muito mais rica. Ou seja, estamos a ter muito mais cuidado com a nossa apresentação, até porque é uma grande responsabilidade sair no cortejo do Funchal”, frisou.

“Estamos todos ansiosos”

No total, a Fitness Team irá desfilar com 92 elementos, com idades entre os 14 e os 65 anos. Pessoas que já estão habituadas a esta folia, mas não à do Funchal. E, por isso, estão todos ansiosos para dar a conhecer a trupe e viver uma nova experiência perante o olhar de um público que também vive a 100% o Carnaval. “Estamos todos super ansiosos e entusiasmados, porque esta é uma coisa diferente daquela que estávamos habituados a viver nesta altura do ano”, afirmou.

Conhecida por apostar forte na coreografia, a responsável pela Fitness Team disse que se o cortejo fosse amanhã os figurantes já estavam prontos para desfilar. “Mas como eu sou muito exigente, acho que os 15 dias são o tempo ideal para ajustar as coisas. É uma coreografia um bocadinho exigente que já está a ser treinada há algum tempo, porque também gostamos de marcar pela diferença”, realçou.

Carina Pestana explicou que têm este à-vontade nos passos de dança pelo facto de estarem habituados a fazer este género de coreografia ao longo do ano. Ou não estivessem ligados à zumba. “Foi muito fácil adaptar tudo isto ao nosso Carnaval”, sustentou.

“Somos uma família”

Na oportunidade, revelou que o grupo se chama Fitenss Team devido a uma “brincadeira” que surgiu na altura em que este nasceu e explicou: “Nós somos oriundos da Casa do Povo de Gaula e tínhamos de ter um nome. Como estávamos ligados ao Fitness e somos uma grande família o nome encaixou-se tão bem que não conseguimos nos deslargar dele”.

Muitas horas sem dormir

Uma grande família que também se estende a Rosário Canada, costureira, que trabalha há cinco anos com a trupe e que é uma das grandes responsáveis pela confecção dos fatos e acessórios dos figurantes. Com um sorriso nos lábios e uma gargalhada contagiante, referiu que começou “com os cowboys, depois os super heróis, os anjos e diabos e agora o ‘Terra à Vista [tema]”.

Ao DIÁRIO disse que “é fantástico” o ambiente que se vive nos bastidores da Fitness Team e isso era visível na interacção entre todas as pessoas que, no dia da nossa reportagem, estavam na casa onde estão a ‘montar’ tudo para a ‘grande noite’. “Estamos aqui até às tantas a trabalhar e nem sentimos as horas passar”, revelou.

Apesar de estarem muitas horas sem dormir, Rosário Canada afirmou que acaba por ser compensatório quando vêem o resultado final do trabalho realizado debaixo de todo aquele stress, típico de quem ‘trabalha para ontem’. “Quando vemos tudo aquilo que fizemos na rua ficamos muito felizes e a pensar: Como é que aquilo tudo passou pelas nossas mãos?”, referiu.

Quase a chegar ao dia 10 de Fevereiro, afirmou que os trabalhos estão a correr bem, mas são nas duas últimas semanas que tudo se intensifica para poderem entregar a tempo e horas a indumentária aos foliões. “As últimas duas semanas são as que nós trabalhamos mais afincadamente e somos capazes até de fazer directas, mas chegamos ao fim e está tudo pronto”, realçou.

Amante acérrima do Carnaval, tanto que já chegou a ser figurante, garantiu que este ano irá ao Funchal ver desfilar a Fitness Team. “Tenho de ir ver o meu trabalho e a minha obra-prima na rua”, atirou, soltando uma valente gargalhada.

Porque é um orgulho fazer parte desta equipa, sente que a trupe está a crescer de ano para ano. Tanto que vai à baixa citadina mostrar essa evolução. E, por isso, não podia estar mais do que satisfeita.

‘Terra à Vista’ foi o tema escolhido pelo designer do projecto, Mário Ramos, para contar uma história ao longo do desfile

Este é o número de participantes que irão desfilar na estreia da Fitness Team, no Funchal

música

‘Alegria’, de Ivete Sangalo, é uma das músicas que faz parte do ‘Mix’ de três escolhido para apadrinhar o desfile do grupo

Outras Notícias