Voos directos de Espanha

TAP, SATA e Air Nostrum assegurarão fluxo de voos regulares e fretados

03 Abr 2011 / 02:00 H.

A Air Nostrum, companhia aérea espanhola, que se dedica ao transporte regional, nomeadamente na Europa e Norte de África, vai retomar neste Verão os voos regulares para a Madeira, a exemplo do que já fizera em igual época do ano passado.

A companhia, que está integrada no universo da Iberia, terá voos bissemanais dos aeroportos de Oviedo (capital das Astúrias), no Norte de Espanha, e de Valência (Comunidade Valenciana), terceira cidade espanhola, em número de habitantes, implantada no leste do país, na entrada do Mar Mediterrâneo.
As viagens, destinadas especialmente a turistas espanhóis que pretendam visitar a Madeira, decorrerão entre 22 de Julho e 3 de Setembro. Já estão à venda, quer através da Internet (www.iberia.es), quer através das agências de viagens nos sistemas tradicionais de distribuição, e podem ser adquiridas também por madeirenses que pretendam deslocar-se àquelas cidades espanholas, com a vantagem de viajarem num voo sem escalas.

Também como aconteceu no último Verão a TAP voltará a ter duas linhas regulares de Espanha para a Madeira. Os voos serão directos e semanais, um de Barcelona e outro de Madrid. Ainda não estão disponíveis no sistema, mas fontes da TAP garantiram-nos que essas ligações  serão feitas nos meses de Julho, Agosto e Setembro, estando por definir as datas de início e fim da operação. Porque são voos com uma grande componente turística, a companhia portuguesa está ainda dependente dos operadores turísticos das duas maiores cidades espanholas, alguns dos quais defendiam que a operação deveria começar mais cedo do que em anos anteriores. Aguardam-se notícias mais concretas.

Sabemos também que a SATA Internacional foi contratada para fazer uma série de sete voos charters semanais de Madrid para  a Madeira em Julho e Agosto. A operação foi consolidada pela Abreu/Espanha, de origem portuguesa, que por sua vez cedeu algumas dezenas de lugares ao operador espanhol Politours.
O operador Costa Galicias também já tem a sua oferta para o Verão na Madeira online. Aponta duas operações em voos directos para a nossa ilha, que serão realizados pela TAP. Um de Madrid, de 4 de Julho a 5 de Setembro (última partida) e outro de Barcelona, de 5 de Julho a 6 de Setembro. Poderão ser estas as datas que a TAP irá operar os voos directos para a Madeira. A 'Costa Galicias' que é actualmente o mais importante operador espanhol para a Madeira, apresenta programação para o nosso arquipélago de outras cidades espanholas, e durante todo o ano, utilizando voos de ligação da TAP, com escalas nos aeroportos de Lisboa e do Porto.

Outro segmento do mercado turístico espanhol que tem sido importante para a Madeira e que não podemos descurar é o das Canárias. Um tráfego que muitas vezes passa despercebido, mas que este ano poderá ter crescimento. Há voos programados, não só através da SATA Internacional, que utiliza aviões Bombardier de 80 lugares nas duas ligações semanais para Las Palmas de Grã Canária e de onde traz também turistas para a nossa ilha. Não se sabe ainda se a  Binter Canárias, companhia aérea com registo espanhol baseada no arquipélago vizinho, retomará no Verão as viagens para a Madeira. Fontes da companhia terão dito a agentes de viagens locais que serão feitos voos de Las Palmas e de Tenerife. Sabemos que as autorizações de aterragem ainda não foram solicitadas. Antes, a companhia terá de resolver um contencioso com as autoridades aeronáuticas portuguesas, disseram-nos fontes do sector. Mas em relação às ilhas Canárias não podemos esquecer os milhares de turistas que chegam anualmente através do 'ferry' da Naviera Armas, um fluxo que tem sido potenciado nos meses de Verão, nas duas direcções, cuja quota de mercado é também importante nas estatísticas das dormidas de turistas espanhóis na Madeira.

Outras Notícias