Coro da Camacha em Junho nos Açores

Já com 21 anos, a formação da Casa do Povo, soma este ano a sua 5ª deslocação

25 Jan 2011 / 03:00 H.

O Grupo Coral da Casa do Povo da Camacha desloca-se em Junho à Ilha Graciosa, nos Açores, para participar na 'Audição Coral da Academia Musical da Ilha Graciosa', um evento que se realiza nos dias 4 e 5 de Junho no Centro Cultural da Graciosa.

A oportunidade surgiu no ano passado durante a deslocação do Coro de São Mateus à Região, no âmbito de um intercâmbio estabelecido com o Grupo Coral do Arco da Calheta. Depois de uma actuação conjunta na freguesia da Camacha, o grupo visitante convidou a formação da casa a integrar a edição deste ano da 'Audição Coral', iniciativa que vai juntar em 2011 na Graciosa os grupos da Academia e apenas o Coro da Camacha como formação convidada.

Esta será para já a única deslocação do Coro da Camacha durante o corrente ano. Porque há necessidade de uma ginástica financeira, a direcção está a ponderar a realização de alguns concertos para angariar verbas para a viagem.

Fundado pelo maestro João Victor Costa e pela maestrina Maria dos Anjos, que actualmente ainda é directora artística, o Grupo Coral da Casa do Povo da Camacha é um coro a quatro vozes  mistas (sopranos, contraltos, tenores e baixos) com 21 anos e 23 elementos. No seu reportório constam obras profanas e sacras, entre elas muitas harmonizadas por João Victor Costa que colabora. Cantam desde composições inéditas de poesia portuguesa a harmonizações de música alemã, italiana e tradicional portuguesa (incluindo temas madeirenses e açorianos). Na lista estão ainda espirituais negros, polifonia e missas em latim.

O Coro centra a actividade na Camacha e na Região, participando regularmente no 'Encontro de Coros' e nos festivais e concertos de Natal. De destacar ainda as viagens que realizou à Alemanha em duas ocasiões, e as deslocações a Almada e Viseu. Esta será a 5ª saída.

O grupo prevê estar nos Açores entre os dias 1 e 7 de Junho. As datas não são definitivas.