24 Horas de BD regressam a 7 de Outubro

A Livraria “Sétima dimensão” mudou de instalações e a mudança traz novidades

17 Set 2017 / 02:00 H.

A iniciativa ‘24 Horas de BD’ regressa este ano, novamente como uma iniciativa da livraria Sétima Dimensão. O evento que terá lugar no próximo dia 7 de Outubro no Centro Comercial Monumental Lido será também a primeira grande iniciativa após a mudança de instalações daquela livraria especializada em BD para aquela superfície comercial.

Roberto Macedo Alves, propietário da “Sétima Dimensão” afirma que a mudança de instalações era uma necessidade que já vinha a sentir há algum tempo. O pequeno projecto nasceu em Setembro de 2004, sem quaisquer certezas, porque na altura nem sabiam se haveria mercado para uma livraria especializada na área.

Correram um risco, algo calculado é certo, mas o risco vingou. Aos poucos a ‘Sétima Dimensão’ ganhou fama e clientes frequentes, mesmo alguns estrangeiros, turistas habituais que procuram aquele espaço sempre que vêm à Madeira. E prova deste crescimento sustentado é a recente mudança de instalações. Roberto Macedo Alves garante que o mercado da BD tem crescido ao longo dos últimos anos. “No princípio não era muito respeitada. Víamos livros de BD misturados com livros infantis nas prateleiras das livrarias... Mas a popularização dos filmes e jogos baseados em personagens da BD ajudou a tornar esta área mais popular”, refere.

E a Banda Desenhada tem servido mesmo para incutir o gosto pela leitura junto dos mais novos. “Temos muitos leitores novos, que os pais dizem que antes de começarem a se interessar pela BD, não pegavam num livro”, diz Roberto Macedo Alves. Para além destes ‘novatos’ na área, há os coleccionadores, e são vários na Madeira. “Procuram capas alternativas, edições especiais e limitadas e pranchas originais”, refere. “Como livraria especializada tentamos ter um pouco de tudo”.

Eventos reforçados com
as novas instalações

A contribuir para a crescente clientela estiveram sempre os eventos organizados, como as ‘12 Horas de BD’ logo em Março de 2005, ou a 1ª ‘24 Hour Comics Day’ em Outubro desse ano.

Ao longo dos anos, tem havido workshops, conferências com nomes reputados da BD, como David Lloyd (autor de ‘V for Vendetta’) e até mesmo um Festival de Arte Sequencial. E depois de em 2016 não ter sido organizado o ‘24 Horas de BD’, a iniciativa ganha novo fôlego este ano, impulsionada com a mudança de instalações e as condições que são oferecidas pelo próprio Centro Comercial onde a loja está inserida.

Aliás, a aposta nos eventos é reforçada já a partir do final deste mês de Setembro. Entre os dias 29 do corrente mês e 15 de Outubro, a ‘Sétima Dimensão’ promove o concurso de desenho de BD sobre ‘Como foram as minhas férias de Verão’. Os interessados devem entregar os trabalhos até ao dia 15 de Outubro, na loja, sendo que a partir dessa data os trabalhos serão submetidos a uma votação online e o vencedor revelado a 27 de Outubro. Depois haverá uma exposição com todos os trabalhos em concurso.

Nos dias 29 e 30 de Setembro haverá no local o ‘Free Comic Book Day’, com sessões de desenho ao vivo por artistas regionais e a oferta de revistas de BD a quem visitar a livraria nessa data.

Em Outubro, de 2 a 6, e no âmbito da celebração do Dia Mundial do Professor, a ‘Sétima Dimensão’ vai oferecer a todos os docentes que visitem o espaço, folhas de actividades relacionadas com BD para utilização na sala de aula.

A 7 de Outubro, a livraria será anfitriã na Madeira do evento internacional ‘24 Hours Comic Day’ que se baseia numa maratona de desenho de BD desde as 10 horas daquele sábado, até às 10 horas de domingo. Os interessados deverão fazer a inscrição previamente, refere Roberto Macedo Alves, recordando que a aventura neste evento de âmbito nacional começou há 12 anos, inicialmente numa parceria com a então Direcção Regional da Juventude. Depois de um intervalo de um ano, e com a candidatura da ‘Sétima Dimensão’ já aceite pela organização mundial, as expectativas são as melhores. “Estou entusiasmado”, confessa o responsável. “Apesar de ser algo cansativo, a troca de ideias, as sinergias que se criam, porque estamos sempre em contacto e a ver o que se faz no resto do mundo, é algo que é fantástico”, diz. “Temos criadores regionais que começaram a ter esta noção de como as coisas se fazem ao nível internacional depois de participarem neste evento”.

Para terminar o mês de Outubro, no dia 28, haverá a ‘Halloween ComicFest’, um concurso de disfarces com a oferta de revistas sobre a temática para aqueles que visitarem a loja.

Em Novembro, o dia 18 será o ‘Local Comic Shop Day’ com um lançamento de ‘fanzine’ e exposição de desenhos de autores regionais com obra publicada nacional e internacionalmente. Ja no dia 23 haverá uma festa temática sobre o tema ‘Doctor Who Day/Tardis Day’ que inclui um concurso de desenhos para colorir e um concurso fotográfico com prémios para o melhor ‘Doctor Who’.

Em Dezembro haverá um especial de Natal dedicado aos contos, que vai decorrer nas instalações do Gymboree (no dia 2, a partir das 12 horas). Finalmente, no dia 22, realiza-se uma Festa de Natal com muita animação.

Além do programa de eventos até ao final do ano, a ‘Sétima Dimensão’ conta promover outras iniciativas como exposições, demonstrações de jogos ‘Exit’, o simpósio ‘PechaKucha Night’ e os Encontros do Clube de Desenho da daquele espaço que vão decorrer quinzenalmente aos sábados.

Outras Notícias